Carrancas, a terra das cachoeiras!

Viagem realizada em novembro de 2021.

Após dias incríveis em Aiuruoca, pegamos estrada para Carrancas para conhecer mais cachoeiras! No caminho demos uma rápida passada na cidade de Cruzília para comprar alguns queijos. Paramos na loja da fábrica Cruzília e acabamos levando também uns docinhos mineiros, muito difícil de resistir, não é?

Quanto aos queijos, decidimos experimentar o famoso “A Lenda”, medalha de ouro no concurso francês Mondial du Fromage 2021 (R$15,00 a embalagem com 140g) e o “Santo Casamenteiro”, também premiado, medalha Super Ouro no mesmo concurso francês deste ano.

Loja de fábrica dos queijos Cruzília, localizada na R. Samuel Lemos Gonçalves, 501, em Cruzília/MG.

Após nossas deliciosas comprinhas, continuamos a viagem. Num dado momento o GPS nos indicou uma entrada bem estranha na rodovia MGC-383. Vimos um carro seguindo por esse caminho, bem devagar, parecia que estavam igualmente desconfiados. Paramos no acostamento, ficamos naquele “vai-não-vai” e resolvemos prosseguir também.

O início era uma estradinha de terra ruim, que nos levou no meio de uma plantação gigante de cítricos. Estava muito esquisito, mas em uma bifurcação vimos uma placa feita à mão, sinalizando a direção de Carrancas. O Google Maps indicava uma outra estradinha em frente. Decidimos seguir a placa, mas foi uma PÉSSIMA escolha… rs. Digo, não sei se o outro caminho que o aplicativo indicava era melhor, mas o que nós trafegamos era terrível. Continuamos no meio da plantação e um trecho do percurso estava coberto por britas enormes, de forma que tínhamos que seguir a 10km/h com medo de furar os pneus. Tivemos a impressão de que lá só passavam tratores e outras máquinas utilizadas na lavoura. Esse era o caminho mais rápido indicado pelo aplicativo, mas nós demoramos demais por conta do trajeto ruim. A gente não se importa de pegar caminhos mais longos, desde que sejam transitáveis, mas realmente não conhecíamos nada da região.

Trajeto que fizemos de Cruzília a Carrancas. Não foi um percurso bacana…

Enfim, passado o momento tenso, saímos em uma estrada de terra batida e pudemos relaxar. Uma coisa legal que aconteceu mais para frente é que vimos um tatu! Assim que o avistamos, paramos o carro para ver o que ele ia fazer. Ele saiu de sua toca no barranco, atravessou a estrada e depois resolveu voltar para casa.

O CENTRINHO DE CARRANCAS

Na praça principal da cidade, encontramos a linda Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição das Carrancas. Ao seu redor encontramos padaria, bar, restaurantes, mercados, sorveterias etc.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição das Carrancas, localizada na praça principal da cidade.

Próximo à praça, encontramos a Casa do Queijo, uma pequena loja com produtos mineiros, como queijos (inclusive de Cruzília), doces, bebidas e os famosos biscoitos artesanais de São Tiago, que muito já tinha ouvido falar. Compramos casadinho, tareco de coco, rosquinha de nata… uma delícia!

Casa do Queijo, localizada na Rua Ezequiel Ribeiro Teixeira, um bom lugar para comprar queijos, doces e biscoitos mineiros.

Durante nossa estadia precisamos comprar alguns legumes, frutas, carne, carvão e passamos no supermercado Comercial Santos, localizado na R. José Orlando Ferreira, 250. Gostamos, tinha uma boa variedade de produtos. Nem estava nos planos, mas quando seguíamos ao caixa vimos pães franceses que tinham acabado de sair e acabamos levando para fazer lanche de pão com linguiça. Pãozinho macio, muito bom!

Pão com linguiça, queijo e vinagrete, acompanhado de abobrinha assada na churrasqueira.

CHALÉS VILA REAL

Nós escolhemos um chalé distante cerca de 10 minutos do centrinho de Carrancas e próximo a duas atrações, Complexo da Toca e Complexo da Ponte. Nós gostamos bastante da localização. A entrada é através da Estrada Carrancas – Itutinga. Para chegar ao chalé, há uma subida de terra, um pouco íngreme, mas não tivemos problema.

Na varanda do chalé há uma mini cozinha com um cooktop de duas bocas, pia e churrasqueira, além de utensílios como talheres, louças, panelas etc. Nos atendeu muito bem durante a estadia, nós cozinhamos todos os dias. O quarto era aconchegante, tinha guarda-roupa, uma mesinha com duas cadeiras e um frigobar grande. A área do box era espaçosa, com chuveiro muito bom e janela com vista para as montanhas. Dava para tomar banho curtindo o entardecer…

Vista que tínhamos da cama.
Da varanda podíamos curtir o sol se pondo.
Muito bom iniciar o dia com essa vista!

CARRANCAS E SUAS CACHOEIRAS

Cercada por serras e lindas paisagens, Carrancas possui mais de 70 cachoeiras catalogadas. Suas principais atrações estão divididas em 7 complexos que mostrarei logo adiante.

Três deles estão localizados relativamente próximo ao centrinho, cerca de 30 minutos caminhando a partir da Igreja Matriz, como o Complexo do Tira Prosa, Complexo da Ponte e Complexo da Toca. Os demais, Complexo da Vargem Grande, Complexo da Fumaça, Complexo da Zilda e Parque da Serra do Moleque, estão mais distantes, sendo necessário algum meio de transporte.

As trilhas dos complexos que levam às cachoeiras são demarcadas, tranquilas de percorrer e não são muito extensas. Apenas no Complexo do Tira Prosa é preciso ter um cuidado maior, pois alguns trechos são bem escorregadios.

Para todas as atrações trafegamos em estradas de terra batida, no geral em bom estado. Alguns trechos para determinados locais são um pouco ruins, esburacados, mas não são longos. Durante nossa estadia o tempo estava bom, então não sei dizer o estado das estradas em dias de chuva.

Além das cachoeiras presentes nos complexos, existem muitas outras pela região de Carrancas, mas pelo que vi algumas só podem ser acessadas com veículo 4×4. Para outras, também aconselha-se o acompanhamento de guia, já que algumas trilhas não são bem demarcadas e nem sinalizadas.

Clique aqui para ver algumas agências de turismo em Carrancas para agendar passeios e esportes de aventura.

Estrada de terra que leva ao Complexo da Vargem Grande.

COMPLEXO DA PONTE

O Complexo da Ponte está localizado bem próximo ao centrinho, é só colocar no GPS “Camping da Ponte”. A trilha é bem tranquila de percorrer e encontramos durante o percurso duas principais atrações, a Cachoeira do Salomão e a Cachoeira do Moinho, mas há outros poços bem gostosos por lá. Nós gostamos tanto que visitamos o local duas vezes durante nossa estadia em Carrancas.

A Cachoeira do Salomão é linda! Seu poço é raso, mas uma delícia.

A Cachoeira do Moinho tem uma pequena cascata e uma piscina natural com pontos rasos e outro mais fundo. Muito gostoso também!

Poço da Cachoeira do Moinho
Cachoeira do Moinho

Eita vidão! 🙂

Complexo da Ponte

Horários: todos os dias das 7h às 19h

O Complexo da Ponte e da Toca ficam bem próximos, nós conhecemos ambos em um dia.

COMPLEXO DA TOCA

O Complexo da Toca também possui algumas pequenas cascatas com piscinas naturais encontradas durante a trilha, sendo que as atrações mais conhecidas são o Poço do Coraçãozinho e Poço do Coração.

Poço do Coraçãozinho

Poço do Coração

Flor que encontramos durante a trilha. Alguém sabe o nome?

Grande parte da vegetação do complexo estava queimada devido ao incêndio ocorrido em Carrancas em setembro desse ano, que também atingiu outras regiões da cidade. Muito triste! 🙁

Complexo da Toca

Horários: todos os dias das 7h às 19h

COMPLEXO DA VARGEM GRANDE

O Complexo da Vargem Grande está localizado a cerca de 10,6 km do centrinho de Carrancas. O trajeto até lá é feito por estrada de terra batida, há placas indicando a direção.

Carcará atravessando a estrada.

Logo na entrada do complexo encontra-se um restaurante. A principal atração do local é a Cachoeira da Esmeralda, mas até chegar nela você vai passando por outros poços, os quais não são fundos, mas deliciosos para se refrescar e relaxar. É sair de um para entrar no outro… rs.

Caso você chegue cedo ao complexo, uma dica é aguardar o sol ficar mais alto para poder ver a Cachoeira da Esmeralda em sua total beleza, com os raios de sol incidindo na água. Nós fomos para lá duas vezes, na primeira o tempo estava meio nublado, mas ainda assim nos fez suspirar. A água parecia geladíssima, mas estava uma delícia!

A Cachoeira da Esmeralda tem um grande e delicioso poço para banho.

Complexo da Vargem Grande

Horários: todos os dias das 8h às 18h

Obs.: há restaurante no local

Voltando para o centrinho de Carrancas, paramos para conhecer a Cachoeira da Fumaça.

COMPLEXO DA FUMAÇA

Na volta do Complexo da Vargem Grande fomos conhecer a Cachoeira da Fumaça. Um trecho da estrada de terra até lá estava bem ruinzinho, esburacado, então estacionamos o carro um pouco antes e seguimos a pé. A cachoeira é linda, um local de contemplação somente, já que ela é proibida para banho devido à poluição da água e ao alto índice de mortes por afogamento.

Algumas trilhas podem ser feitas nessa região, mas é aconselhável ir com guia, já que não há sinalização.

Cachoeira da Fumaça, com uma queda de aproximadamente 25 metros.

No complexo é também possível avistar a Cachoeira Véu de Noiva. Li que no topo de suas quedas encontram-se algumas piscinas naturais com um visual lindo das serras de Carrancas.

Cachoeira Véu de Noiva.

Cachoeira da Fumaça

Valor: gratuita

Horários: entrada livre; não há portaria

COMPLEXO DO TIRA PROSA

Para chegar ao Complexo do Tira Prosa, colocamos no Google Maps “Tira Prosa Hostel e Camping”. Logo no início, próximo ao estacionamento já encontramos o Poço do Tira Prosa. Seguindo pelo curso d’água, vamos caminhando por um lindo vale, encontrando outras piscinas naturais maravilhosas, como o Poço da Canoa. Alguns trechos são bem escorregadios, fomos subindo com cuidado até o topo, que possui uma vista da cidade de Carrancas, mas legal mesmo é a trilha em si.

Poço do Tira Prosa

Poço da Canoa. Olha esse visual…

Complexo do Tira Prosa

Valor: R$10,00/pessoa (novembro/2021)

Horários: aberto todos os dias

PARQUE DA SERRA DO MOLEQUE

O Parque da Serra do Moleque é um complexo com boa infraestrutura, conta com banheiros e restaurante. O estacionamento fica logo na entrada e normalmente, uma jardineira leva os turistas até o início da trilha, localizado mais abaixo. Porém, como só havia nós por ali, um funcionário do parque nos levou de carro mesmo… rs.

Nesse parque podemos conhecer a Cachoeira do Guatambu, Cachoeira da Zilda e Cachoeira da Proa. Um funcionário havia nos falado que também era possível acessar a Cachoeira dos Índios por lá e realmente havia placas indicando a direção, porém ao final da trilha nos deparamos com uma porteira trancada com cadeado. Na hora de ir embora perguntamos para outro colaborador do parque sobre esse fato e ele nos disse que ela estava fechada, pois não havia muitos turistas, mas que geralmente fica um funcionário ali na porteira. Comentou que se quiséssemos, poderíamos acessá-la por um outro lado, saindo do parque, mas ao chegar lá, vimos que é necessário pagar a entrada.

Jardineira que leva os turistas até o início da trilha, restaurante e banheiros.

Nossa primeira parada foi na Cachoeira do Guatambu, nos disseram para ir primeiro nela, pois como fica rodeada por árvores e vegetação, seria melhor visitá-la com sol no alto e realmente foi uma ótima dica! 🙂

Nós ficamos encantados com o lugar, parecia mágico, muito lindo mesmo. Foi difícil seguir para as próximas cachoeiras… rs.

Cachoeira do Guatambu

Nossa próxima parada foi em outro lugar incrível, a Cachoeira da Zilda, que possui uma prainha linda. O poço formado tem algumas regiões rasas e outras mais profundas. O cenário é maravilhoso!

Cachoeira da Zilda vista de cima.
Cachoeira da Zilda e sua linda prainha.

A última atração também foi sensacional! A Cachoeira da Proa é a continuação das águas da Cachoeira da Zilda que vão descendo para a parte de baixo do parque, formando uma forte corredeira na lateral do paredão e uma piscina natural enorme.

Indo em direção à Cachoeira da Proa

Para descer até o poço há uma escadaria de madeira para auxiliar. Dá uma olhada no visual…

Cachoeira da Proa

Parque da Serra do Moleque

Valor: R$30,00/pessoa (novembro/2021)

Horários: sábado e domingo das 9h às 17h. Segundo um funcionário, o parque pode ser visitado em dias de semana se for com algum guia da cidade, sendo que os banheiros ficam abertos, mas o restaurante só funciona aos fins de semana.

O Parque da Serra do Moleque fica bem próximo ao Complexo da Zilda.

COMPLEXO DA ZILDA

Após o Parque da Serra do Moleque, seguimos ao Complexo da Zilda. Vimos uma área de estacionamento e paramos lá para visitar a Cachoeira dos Índios e as Pinturas Rupestres, que datam cerca de 3.500 anos atrás. Essas pinturas foram classificadas pelos arqueólogos como pertencentes à denominada Tradição São Francisco, tendo seu estilo caracterizado pelas inúmeras representações gráficas, encontradas antes somente no Norte de Minas Gerais, evidenciando as rotas migratórias pré-históricas ocorridas no interior de nosso país.

Cachoeira dos Índios
Pinturas rupestres encontradas em Carrancas, no Complexo da Zilda.

Logo depois, seguimos para o Escorregador da Zilda. Fica bem próximo à Cachoeira dos Índios, nós pegamos o carro e estacionamos no Camping Escorregador, que dá entrada à atração. A trilha até o escorregador é curta, logo você já poderá se divertir deslizando nessa pedra inclinada lisinha, é beeem legal! 🙂

Após descer, suba com auxílio da corda localizada à direita, mas tome cuidado, pois a rocha é bem escorregadia.

Lá no topo do escorregador, se você seguir em frente pela trilha encontrará uma pequena e linda cascata, também conhecida como Cachoeira das Borboletas.

Cachoeira dos Índios + Pinturas Rupestres

Escorregador da Zilda

Ainda no Complexo da Zilda você também pode fazer a hidrotrilha pela Racha da Zilda (R$25,00/pessoa). Esse é um circuito que passa por trilhas na mata com trechos de travessia pelo pelo meio das águas chegando a um lindo cenário composto pela Cachoeira dos Anjos de um lado e de outro, a pequena corredeira que traz as águas da Racha da Zilda. Para fazer esse passeio é preciso ter um bom condicionamento físico e saber nadar bem.

Para acessar o local da hidrotrilha, siga para a Pousada e Lanchonete Vale da Zilda.

MIRANTE DA RAMPA DE VOO LIVRE

Um lugar bacana, gratuito e de fácil acesso para curtir o pôr do sol é o Mirante da Rampa de Voo Livre, localizado ao lado da Pousada Gaya. Tem local para estacionar e a vista é bem bonita.

Um dos chalés da Pousada Gaya

Para chegar ao Mirante é só pegar a estrada Carrancas – Itutinga, há uma placa indicando a entrada. Nós colocamos no Google Maps “Rampa de Voo Livre”.

SUGESTÃO DE ROTEIRO EM CARRANCAS

Com três dias inteiros é possível conhecer as principais atrações de Carrancas.

1º DIA: Complexo da Ponte + Complexo da Toca + Mirante da Rampa de Voo Livre

2º DIA: Complexo da Vargem Grande + Cachoeira da Fumaça + Complexo do Tira Prosa

3º DIA: Parque da Serra do Moleque + Complexo da Zilda (lembrando que o Parque da Serra do Moleque só abre aos sábados e domingos, podendo ser visitado durante a semana com guia – informação que nos foi dada no parque em novembro de 2021)

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS! 😉

CARRANCAS + OUTRA CIDADE

Se você tiver mais tempo disponível, pode combinar Carrancas com outra cidade. Antes de Carrancas, nós passamos alguns dias em Aiuruoca, um lugar maravilhoso também com cachoeiras de águas cristalinas, trilhas, muita paz e imersão na natureza. Clique aqui para ver mais sobre esse destino.

Outro local ainda mais próximo de Carrancas é São Thomé das Letras, uma cidade rodeada por belas cachoeiras, misticismo e aquela good vibes! Clique aqui para conferir suas atrações.

E que tal combinar Carrancas com alguma cidade histórica de Minas Gerais? São João del Rei e Tiradentes se encontram bem pertinho, clique aqui para se inspirar!

Espero que tenham gostado das dicas e até as próximas aventuras! 🙂

(Spoiler: antes de acabar 2021 ainda conhecemos outra cidade mineira, logo mais tem post sobre essa viagem!)