Praia de Guaratuba: um lugar tranquilo para curtir mar e rio

Viagem realizada em novembro de 2022

Guaratuba é uma das lindas praias de Bertioga, localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Nós a escolhemos para passar uns dias por ser tranquila e possuir a foz do rio Guaratuba em sua extremidade esquerda.

A praia apresenta ao longo de toda a sua extensão de 8 km diversos condomínios residenciais. Nós fomos em família, num total de seis pessoas e locamos uma casa maravilhosa, espaçosa, arejada e confortável, situada a cerca de 60 metros da praia! Possui capacidade para 12 pessoas, tem quatro quartos com ar condicionado, três banheiros e meio (o de fora só tem chuveiro), cozinha ampla com bons eletrodomésticos, ótima churrasqueira com grelhas, espeto e outros apetrechos e o dono ainda disponibiliza cadeiras e guarda-sóis aos hóspedes. A residência se encontra no Loteamento Costa do Sol, clique aqui para conferir!

O condomínio é muito bonito e organizado, possui segurança 24 horas e próximo à portaria se encontram dois mercados, um dentro da propriedade e outro fora, bem ao lado. Também há uma peixaria pertinho.

A partir de um portão no quintal você já acessa o caminho que leva à praia. Uma maravilha!
Praia de Guaratuba em Bertioga, São Paulo
Guaratuba, em Bertioga, fica bem pertinho de São Paulo, a cerca de 100 km.
Praia de Guaratuba em Bertioga
Possui larga faixa de areia e águas cristalinas. É bem tranquila.
Praia de Guaratuba em Bertioga
Caminhando pela praia você se depara com conchas e diferentes aves como garças, quero-quero…

O rio Guaratuba está localizado a cerca de 800 metros da casa, a paisagem é linda com o costão rochoso e a serra ao fundo. Dependendo do clima suas águas podem se mostrar azuis, verdes ou cor de coca-cola em dias de chuvas intensas.

Costão da praia de Guaratuba em Bertioga

Rio Guaratuba
O rio Guaratuba vem lá do fundo, vai contornando o costão e desemboca no mar.
Rio Guaratuba

Rio Guaratuba
Riozinho delícia!
View this post on Instagram

A post shared by Detalhes de Viagens (@detalhesdeviagens)

Na maré baixa formam-se piscinas rasinhas.

As caminhadas ao entardecer revelam um cenário de fazer suspirar! Na praia há postes de iluminação, então dá para curtir a noite também.

Fim de tarde em Guaratuba, Bertioga

Entardecer na praia de Guaratuba, Bertioga

Nós passamos dias maravilhosos em Guaratuba, fomos durante a semana, então a praia estava vazia e, segundo comentários que li, ela costuma ser mais tranquila mesmo em fins de semana e feriados, mas com maior movimentação na área do rio.

Vimos apenas duas barracas que acredito que vendem comida e bebidas, mas estavam fechadas, acredito que abram aos sábados, domingos e temporada.

Nesta praia, além de casas para locar você encontra outras opções bem pertinho do mar ou mesmo pé na areia e próximo ao rio:

Pousada Y-Goá: pertinho da praia, quase pé na areia, com piscina, cadeiras e guarda-sol para hóspedes.

Pousada Portal do Sol: local simples e bem avaliado que dispõe de apartamentos com cozinha. Na propriedade há churrasqueiras com pias e mesas de uso compartilhado, piscina pequena e trilha de cerca de 150 metros que leva à praia.

Costa do Sol Praia Hotel: o hotel é pé na areia e tem piscina. Possui serviço de praia com cadeiras e guarda-sol.

Camping Recanto Caiçara: nós fomos conhecer o camping, fica a alguns passos do rio e é bem bacana, tem cozinha comunitária e os banheiros são limpos.

Alguns lugares para se hospedar em Guaratuba, próximo ao rio.

E caso deseje somente passar o dia nesta praia, o acesso ao público é feito pela Portaria da Quadra A do Loteamento Costa do Sol, sendo livre a passagem para pedestres e veículos. 

E se você gosta de praia com rio, conheça Guaraú, um paraíso escondido no litoral sul de São Paulo!

SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS! 😉

2 Replies to “Praia de Guaratuba: um lugar tranquilo para curtir mar e rio”

  1. Ameei o post, me deixou encantada e super ansiosa para conhecer a praia. Eu realmente estava procurando um lugar assim para passar com a família, e é um lugar perfeito e lindo.
    Eu gostaria de perguntar, se vocês ainda possuem o contato da hospedagem, gostei muito da descrição e acho que seria viável para mim. Parabéns pelo trabalho!💗.

    1. Oi Yasmim!
      Fiquei muito feliz que gostou do post 🙂
      Nós adoramos essa praia, passamos dias maravilhosos!
      A casa que nos hospedamos pode ser reservada pelo Airbnb:
      https://www.airbnb.com.br/rooms/8288711?source_impression_id=p3_1670186526_qkG0XhzTbPL8t2uv

      Espero que aproveitem muito!
      Obrigada pela mensagem.

Deixe um comentário