Gonçalves e seus encantos!

Viagem realizada em dezembro de 2021.

A poucos dias do Natal decidimos comemorar essa data especial em uma cidadezinha mineira que há tempos queríamos visitar, Gonçalves!

Gonçalves está localizada no sul de Minas Gerais, rodeada por montanhas e lindas paisagens. Um lugar muito gostoso para relaxar, fazer caminhadas na natureza, provar as delícias da culinária mineira, se refrescar nas cachoeiras no verão e se esquentar na lareira em épocas mais frias do ano. Um destino a ser visitado o ano todo!

Como fomos em família, num total de seis pessoas, decidimos reservar uma casa. Por estar um pouco em cima da hora não encontrei muitas opções livres, mas acredito que acertei na escolha! Também existem muitos chalés e pousadas espalhadas pela cidade, uma hospedagem mais charmosa que a outra.

CASA VISTA DA LAGOA

Nós ficamos um pouco afastados do centrinho, cerca de 10 minutos, numa casa localizada em um sítio com uma vista maravilhosa para uma lagoa e para as montanhas. Era muito confortável e aconchegante, lindamente decorada com estilo rústico. A varanda era uma delícia e, além das redes e cadeiras, podíamos curtir o visual relaxando no ofurô ali presente. Teve um dia que fiquei até anoitecer, sob um céu infinitamente estrelado… um espetáculo da natureza!

O ofurô é bem espaçoso. Meu marido curtiu muito, pois ele é alto, dificilmente cabe confortavelmente em ofurôs… rs.

Nós fomos no fim de dezembro e mesmo nas noites de verão fazia um friozinho bom. Ao lado da casa havia um pergolado com bancos e um local para fazer fogueira. Aproveitamos bem! Ficamos muito surpresos com a quantidade de vaga-lumes que vimos por lá, eram tantos voando que pareciam até luzinhas de Natal! Ah, e uma dica. Nessa casa que nos hospedamos, a lenha para fogueira e lareira era cobrada à parte, custando R$20,00 a caixa. No açougue do centrinho, nós compramos um saco enorme de lenha por R$14,00.

Outro bônus era a vista que tínhamos no entorno da propriedade, de fazer suspirar…

As fotos abaixo foram tiradas na varanda da casa ao amanhecer do nosso último dia em Gonçalves.

O CENTRINHO DE GONÇALVES

Como não poderia deixar de ser, o centrinho da cidade é uma graça! Ali você encontra restaurantes com gastronomia variada, barzinhos, lojinhas charmosas, ateliês de cerâmica, sorveterias, mercados e uma padaria que virou ponto turístico por sua linda fachada florida!

A linda padaria São Francisco

Na quadra em frente à padaria se encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e próximo também há uma praça bem gostosa, um lugar super convidativo para um sorvete.

Falando nisso, existe uma sorveteria artesanal quase ao lado da praça, chamada Amama. O proprietário, muito alegre e simpático, estava atendendo e nos explicou como produz seus sorvetes, sem conservantes e aditivos químicos, utilizando ingredientes diferentes em determinados sabores (há opções veganas também) e até nas casquinhas, as quais eram feitas de mandioca. Ele está sempre testando novos ingredientes e receitas. A casquinha com dois sabores custou R$15 (dez/2021), eu pedi de coco e amora e adorei, achei muito saboroso!

Sorveteria Amama. Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 12h às 18h. Não passa cartão.

Nós também passamos em uma loja chamada A Pioneira para comprar delícias mineiras. Foi bem bacana, pois fizemos uma degustação de diferentes tipos de queijos, doces, geleias etc. para poder escolher quais levar. Não foi uma tarefa fácil, devo dizer, a vontade era levar um pouco de tudo… rs.

Ao lado da loja há um estacionamento para clientes.
Muitas delícias mineiras, uma tentação!

ECOPIA PARQUE

Nosso primeiro passeio foi num parque localizado no município de Paraisópolis, bem perto do centrinho de Gonçalves, cerca de 4 km. A estrada de terra é tranquila, apenas em uma subida ficamos apreensivos, pois o carro deu uma patinada devido aos pedriscos ali colocados para auxiliar em dias de chuva.

No Ecopia há uma trilha que vai passando pela mata e no caminho vamos nos deparando com bonitas quedas d’água, sendo sete no total. O percurso tem 2,6 km e é todo demarcado, com bancos para descanso e é possível se refrescar em algumas cachoeiras. Se você tiver aquelas redes levinhas, há vários locais determinados para pendurá-las.

Para continuar a trilha, seguimos um trecho por uma passarela construída na rocha inclinada.

No local também há um mirante com vista de 360º, inclusive os proprietários indicam subir lá antes de fazer a trilha, pois depois o pessoal normalmente não tem mais pique… rs.

Vista do mirante.

Ecopia Parque

Valor: Adultos R$ 50,00 | Idosos R$ 25,00 (Acima de 70 anos) | Crianças de 4 a 7 anos R$ 25,00 | Crianças menores de 4 anos sem taxa de visitação – valores de dezembro/2021

Horários: aberto todos os dias das 9h às 16h30 (verão) | 9h às 15h (inverno)

Mais informações: ecopia.tur.br | Cel: (11) 99997-4788

TRILHA DA PEDRA CHANFRADA

No outro dia decidimos fazer a trilha da Pedra Chanfrada. Seguimos até o restaurante Ao Pé da Pedra e lá estacionamos para seguir morro acima. A estrada é de terra batida e foi tranquila de percorrer (não sei como fica em dias de chuva).

A doguinha da propriedade chamada Loba nos acompanhou durante todo o caminho, uma fofura!

A trilha é somente subida, demarcada, com trechos escorregadios e certos obstáculos como raízes altas e alguns desníveis. Quase chegando no topo vamos caminhando bem próximo ao barranco. É um pouco cansativa, mas não muito longa, na ida levamos cerca de 45 minutos. Minha mãe com seus quase 70 e meu pai e minha tia com seus 75 anos subiram numa boa, parece que ficaram menos cansados que nós, tanto que se animaram para subir outra pedra no dia seguinte!

A trilha leva ao topo da Pedra Chanfrada.

Trecho da trilha que vai beirando o barranco.
Na vista da Pedra Chanfrada podemos ver a Pedra do Forno logo em frente. E foi essa que subimos no dia seguinte!
Descansando no topo da Pedra Chanfrada.

A volta é feita pelo mesmo caminho. Lá no alto há uma floresta de pinheiros que vai descendo pelo outro lado da pedra, nós ficamos curiosos para saber se havia alguma estradinha para voltar ao restaurante, então descemos, mas chegamos em um pasto e tivemos que subir novamente… rs.

Tanto a vista da Pedra Chanfrada, como o cenário lá no alto são lindos.
Restaurante Ao Pé da Pedra lá embaixo.

Após uma trilha, nada melhor do que repor as calorias, não?! 😀 Aproveitamos a comidinha caseira do restaurante, com buffet self service bem variado, estava uma delícia! Pedimos também uma jarra de suco de amora, produzido ali na propriedade, muito bom!

Restaurante Ao Pé da Pedra

Valor: R$ 48,00/pessoa no sistema coma à vontade.

Horários: aberto às quintas, sextas, sábados e domingos a partir das 12h

Mais informações: instagram | facebook

CACHOEIRA DO SIMÃO

Na volta da Trilha da Pedra Chanfrada, fomos conhecer a Cachoeira do Simão. Tem fácil acesso, está localizada numa descida pavimentada e é gratuita! Logo na entrada há vaga para dois carros (ou quatro, estacionando atrás) e também vi algumas vagas descendo uma rua próxima, mas o pessoal costuma estacionar na beira da estrada.

A trilha que leva à cachoeira é aberta e curta, tranquila de percorrer.

Cachoeira do Simão e seu belo poço para banho.

Se você curte cervejas artesanais, próximo à Cachoeira do Simão, cerca de 5 minutos de carro, encontra-se a Cervejaria 3 Orelhas, um lugar bem legal para finalizar a tarde!

TRILHA DA PEDRA DO FORNO

O caminho até a trilha da Pedra do Forno é o mesmo da Pedra Chanfrada, estando localizada um pouquinho antes, no restaurante do Zé Ovidio e Glória, onde pudemos estacionar o carro. Paga-se R$5,00 por pessoa (dezembro/2021) para fazer a trilha.

Dessa vez tivemos a companhia de três doguinhos, dois iam na frente liderando e a outra ia atrás de nós! 🙂

Paradinha para cafuné! 🙂
Belezas pela trilha…

Nós achamos a subida até a Pedra do Forno menos pesada que a da Pedra Chanfrada, já que tem menos obstáculos e desníveis. Levamos cerca de 1 hora. Porém, no último trecho, que de fato leva ao cume, temos que subir por uma escadinha de ferro encravada na rocha. Os da melhor idade acharam melhor não se arriscar (seria perigoso mesmo para eles) e minha irmã também não quis, então somente eu e marido subimos.

No topo da Pedra do Forno há uma capela e uma vista maravilhosa de 360º para o mar de montanhas de Minas Gerais.

A Pedra Chanfrada vista da Pedra do Forno.

A volta é feita pelo mesmo caminho. Ficamos tentados a almoçar no restaurante do Zé Ovidio e Glória, mas como já tínhamos planejado fazer um churrasco na casa que nos hospedamos, deixamos para uma próxima oportunidade.

Restaurante do Zé Ovidio e Glória
Salão do Restaurante do Zé Ovidio e Glória

CACHOEIRA 7 QUEDAS E CACHOEIRA DO RETIRO

Na volta da trilha da Pedra do Forno fomos até o Quiosque Sete Quedas (colocamos no GPS “Cachoeira Sete Quedas”). A estradinha que leva até o estacionamento é meio esburacada, mas o trecho não é longo.

Neste local conhecemos a Cachoeira Sete Quedas e a Cachoeira do Retiro. Até algum tempo atrás, também era possível conhecer a Cachoeira do Cruzeiro seguindo a trilha nesta propriedade, porém agora seu acesso deve ser feito pela Estrada do Sertão do Cantagalo. Nós não chegamos a conhecer essa última cachoeira.

Na entrada há um bar, banheiros e cafeteria (quando fomos estava fechada). Para acessar uma das cachoeiras há alguns lances de escada.

Corredeira da Cachoeira Sete Quedas vista do mirante logo na entrada.
Cachoeira Sete Quedas.
Poço da Cachoeira do Retiro.

Quiosque Sete Quedas

Valor: R$10,00/pessoa (dezembro/2021)

Horários: sexta à domingo, férias e feriados das 09h às 17h

Mais informações: (35) 99714-9397 | instagram | facebook

Após estas cachoeiras, íamos até a Cachoeira dos Henriques, gratuita, mas começou a chover, então acabamos não conseguindo conhecer, infelizmente, pois era nosso último dia na cidade.

MIRANTE DO CRUZEIRO

O Mirante do Cruzeiro fica bem próximo ao centrinho, nós o visitamos em nosso primeiro dia em Gonçalves. Passando o portal da cidade (saindo da cidade), vire logo à primeira direita numa rua que fica quase ao lado do portal. Suba a estradinha de terra que você vai ver bem no início dessa rua, até encontrar um portão de madeira à sua direita.

Estacionamos ali mesmo na beira da estrada e seguimos caminhando pelo gramado em direção ao Cruzeiro até que logo chegamos ao local, é bem pertinho mesmo. Não é muito alto, mas lá se tem uma vista legal da cidade.

Vista a partir do Mirante do Cruzeiro.

SUGESTÃO DE ROTEIRO EM GONÇALVES

Com três dias inteiros é possível conhecer algumas das principais atrações de Gonçalves.

1º DIA: Ecopia Parque + Cachoeira do Cruzeiro + Cachoeira dos Henriques

2º DIA: Trilha da Pedra Chanfrada + Cachoeira do Simão + Cervejaria 3 Orelhas

3º DIA: Trilha da Pedra do Forno + Cachoeira Sete Quedas + Cachoeira do Retiro

Localização de algumas das atrações de Gonçalves
SALVE ESTE POST NO PINTEREST PARA CONSULTAR DEPOIS! 😉

Outra cidade do sul de Minas gostosa de passear, bem pertinho de São Paulo, é Extrema! Já ouviu falar? Clique aqui para saber mais!