Guaraú, um paraíso escondido no litoral sul de São Paulo!

Passeio realizado em agosto de 2019

Guaraú, pertence ao município de Peruíbe e é um dos locais mais preservados do litoral sul de São Paulo. Conheci esse lugarzinho lindo há alguns bons anos e no início desse mês retornei para comemorar o aniversário de uma querida amiga, que nutre um carinho especial por lá.

A praia do Guaraú é pequenina, tem cerca de 1,5 km de extensão. Em uma das extremidades podemos subir nas rochas, sentar e apreciar a linda vista. Na outra ponta, encontra-se um delicioso rio que deságua no mar.

Alguns restaurantes simples ali presentes são uma opção para quem deseja passar o dia todo na praia.

A praia estava bem vazia, super tranquila. Transmitia uma paz imensa. A experiência na alta temporada deve ser um pouco diferente devido ao maior movimento.

Na foto abaixo pode-se ver a Ilha do Guaraú, para onde podem ser feitos passeio de barco. As embarcações partem do rio Guaraú e ficam algum tempo na ilha para os visitantes desfrutarem da água cristalina.

Ilha do Guaraú ao fundo.

Durante a caminhada podemos ver conchas, bolachas do mar, além das inúmeras gaivotas que bailam para lá e para cá em busca de alimento.

Olhem abaixo que delícia o rio Guaraú! Dá vontade de ficar o dia inteiro lá…

A aniversariante no rio Guaraú! 🙂

Ficamos até o entardecer e presenciamos o sol se pondo atrás das montanhas. Simplesmente lindo!

Nós fizemos um bate e volta, mas encontram-se algumas pousadinhas à beira-mar e outras pelo bairro. Próximo à praia há vagas para estacionar o carro.

Antes de subir a serra paramos para jantar na Pizzaria Bella Pizza (Estr. do Guaraú, 4021). O local é simples e as pizzas estavam deliciosas!

E assim foi nosso maravilhoso dia nesse pequeno paraíso… ♥


Se você curte praia tranquila com rio, conheça também a linda Guaratuba, em Bertioga, a cerca de 100 km de São Paulo!

Deixe um comentário