Um refúgio nas montanhas de São Francisco Xavier – SP

Viagem realizada em agosto de 2019.

Localizada a pouco mais de 2 horas de São Paulo, a pacata São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, é um ótimo destino para quem busca tranquilidade em meio às montanhas e lindas paisagens.

Essa foi uma viagem um pouco diferente das que normalmente fazemos, as quais ficamos o dia todo fora e só voltamos à hospedagem para dormir. Dessa vez, nossa intenção era encontrar um refúgio e curtir a paz da natureza, sem horário para nada.

Para falar a verdade, eu até tinha planejado algumas trilhas, caso ficássemos entediados (rs), mas a casinha que ficamos era tão gostosa que preferimos aproveitar os dias ali, em nosso cantinho.

Já no caminho fomos curtindo o visual, passando pela Rodovia Monteiro Lobato. Que trajeto lindo de percorrer!

Entrando em São Francisco Xavier…

Na região encontram-se muitas pousadinhas charmosas, localizadas próximo ao centrinho ou um pouco mais afastadas. Nós optamos por uma casa, chamada “Casinha Gostosa na Serra“. Posso dizer que o nome tem tudo a ver com a proposta da hospedagem.

Ela fica numa vila a cerca de 15 a 20 minutos de carro do centrinho. A estrada até lá é de terra, no geral, tranquila de percorrer. Só uma pequena ladeira no trajeto é meio íngreme e em épocas de muita chuva deve dar um trabalhinho.

A casinha fica no alto de um morro, sem vizinhos ao redor, ou seja, privacidade total. Tanto é que suas janelas são enormes, proporcionando uma vista maravilhosa para as montanhas.

A pintura externa já está um pouco envelhecida pelo tempo e a mesa de madeira do deck estava com parte do tampo quebrado. Isso não nos incomodou, já que com o friozinho fizemos nossas refeições dentro de casa, mas seria bom tê-la em bom uso para os dias quentes.

Nós adoramos a possibilidade de fazer fogueira, há um local específico para isso em frente à casa. Nossas noites foram regadas a vinho e marshmallow ao redor do fogo.

A casa é toda equipada com fogão, geladeira, fogão à lenha, utensílios de cozinha, tinha até liquidificador e churrasqueira portátil. Só levamos comida para fazer lá.

Possui dois quartos, um banheiro e uma sala grande com sofás, os quais também podem ser utilizados como cama. Ah, também conta com uma vitrola e uma coleção de discos de vinil! Este foi um detalhe que tornou nossa estadia ainda mais agradável.

A casa é simples e aconchegante. Achei muito legal a decoração no estilo “faça você mesmo”, com sofás e camas de pallet, capas das almofadas de chita, ornamentos em macramê…

Após descarregarmos as coisas do carro, saímos para dar uma caminhada nas redondezas. Um pouco abaixo da casa, há uma trilha descendo um barranco que leva até um riacho, dá para ouvir o barulhinho da água correndo lá de cima, uma delícia…

A noite foi chegando e então começamos a preparar o jantar. Fizemos um churrasco e depois fomos nos esquentar ao redor do fogo ouvindo o barulhinho do riacho. Pena que o céu nublado encobriu as estrelas…

No dia seguinte acordamos sem pressa e fomos preparar o café da manhã. Caprichamos! Ficamos um bom tempo ali conversando e observando os pássaros da janelona da cozinha. Que privilégio iniciar um novo dia dessa forma, não é?!

De barriga cheia, descemos a trilha para ver o riacho. É curtinha, só precisa tomar cuidado para não escorregar nas folhas caídas pelo caminho. Deve ser um lugarzinho gostoso para se refrescar no verão.

Limão cravo no meio da trilha. Colhemos um para temperar a salada do almoço.

Caminhamos mais um pouco pela estradinha de terra e depois fomos curtir uma preguiça aproveitando o solzinho que resolveu aparecer.

A rede também estava presente na casa.
Vista linda da casinha.

A fome apertou e fomos nos aventurar no fogão à lenha. Nunca tínhamos cozinhado nesse tipo de fogão, mas estávamos animadíssimos para experimentar! Os proprietários deixam uma cesta com lenha, achei muito bacana.

Fizemos um arroz carreteiro que ficou gostoso demais! Como acompanhamento também fizemos quiabo, mandioca, farofa e vinagrete. Hummm…

Almoço no fogo!
Adoramos cozinhar no fogão à lenha.
Esquecemos o vinagre, mas o limão cravo que colhemos na trilha o substituiu perfeitamente! 🙂

Depois da comilança tiramos uma soneca, ficamos ouvindo música, conversando e curtindo o entardecer na casinha. Gostamos tanto dessa viagem mais tranquila que planejamos fazer mais vezes!

Para o jantar preparamos uma pizza de brócolis, molho caseiro, bacon, alho e muçarela de búfala. Ficou deliciosa! Felizmente, nossas aventuras na cozinha deram super certo! E assim aproveitamos nossa última noite de vinho e fogueira.

Na manhã seguinte tomamos café, nos despedimos da casa e fomos conhecer o centrinho de São Francisco Xavier. Que lugar simpático, pequenino, uma graça! Ali se encontram diversas lojinhas e restaurantes.

Esse restaurante João de Barro é bem avaliado, pretendemos conhecer numa próxima oportunidade.

Nós adoramos a loja abaixo, cheia de artesanatos e itens decorativos lindos, diferentes. Não compramos nada, pois o que queríamos era meio carinho, mas valeu a visita.

Fomos até a praça e um coral estava se apresentando, então paramos para assistir.

Igreja Matriz de São Francisco Xavier

Também havia barraquinhas vendendo artesanatos, comidas…

Antes de ir embora paramos para tomar um sorvete ali na praça. Nós adoramos a vibe de São Francisco Xavier, esse lugarzinho, quase um esconderijo, estava na lista há bastante tempo, ficamos felizes por finalmente conhecê-lo.

Dessa vez ficamos em nosso refúgio, curtindo o friozinho no alto da montanha, mas pretendemos voltar para conhecer mais de suas belezas naturais. Existem cachoeiras e trilhas bem legais por lá!

E vocês, conhecem São Xico? Têm alguma dica para compartilhar conosco?