Passeio de meio dia em Montevidéu

Viagem realizada em julho de 2018.

Como podem ver em nosso roteiro resumido, começamos a viagem em Colonia del Sacramento, lugar que amamos conhecer! Dormimos uma noite lá e no outro dia pela manhã seguimos para Montevidéu, onde ficamos até o fim da viagem.

Chegamos em nosso hotel por volta das 15h, largamos as malas no quarto e partimos para nosso primeiro passeio na capital. Muitas atrações por perto já estavam destinadas a outros dias, então decidi utilizar esse restinho de tarde para ir ao Bairro del Prado, um pouco mais afastado do centro, mas que tinha quatro lugares para conhecer.

Pegamos um Uber e demos sorte com o motorista, pois no caminho ele já foi nos mostrando os edifícios importantes, dando dicas, bem bacana o moço!

Nossa primeira parada foi na Iglesia de los Carmelitas. Essa belíssima igreja foi construída por iniciativa dos Padres Carmelitas Descalços, em estilo gótico. As obras começaram em 1929, demorando bons anos para ficar pronta. Seu término só foi possível com ajuda de doações.

A nave central tem 22.50 metros de altura. Está localizada na rua Irigoitía 1007, uma ruazinha residencial bem estreita, quase não se consegue fotografar sua fachada.

Já imaginava que ela não estaria aberta, mas mesmo assim quis conferir de perto. Ao que tudo indica, ela só pode ser visitada durantes as missas. No Tripadvisor, uma pessoa disse que as missas ocorrem de terças às sextas às 18h30, sábados às 18h30 e domingos às 9h30, 11h e 19h30. Mas esses dados foram passados há alguns anos.

Vi algumas fotos de seu interior e achei lindo também, com suas arcadas góticas, altar rodeado por lustres e belos vitrais bem no alto. Clique aqui para ver mais fotos e informações sobre a Iglesia de los Carmelitas e de outras duas belas igrejas de Montevidéu.

Depois de várias fotos, fomos caminhando até o Parque del Prado, um local bem arborizado e gostoso de passear. Nele está localizado o Jardín Botánico e o Rosedal.

Nós começamos o passeio pela área do Jardín Botánico, há uma portaria na Av. 19 de Abril e outra na Av. Dr Luis Alberto de Herrera.

Como fomos durante a semana, o parque estava super tranquilo. Vimos muitas espécies de árvores, algumas com plaquinha de identificação. Pena que a estufa e o museu já estavam fechados.

Museu do Jardim Botânico

Estufa do Jardim Botânico de Montevidéu
Folhas de Ginkgo biloba

Como já estava entardecendo, tivemos que deixar o Rosedal para uma próxima visita. É na primavera que ele fica mais bonito, com suas milhares de rosas, as mais antigas importadas da França em 1920. Veja abaixo uma foto do local:

Uma das pérgolas do Rosedal, localizado no Parque del Prado. Imagem de MelodygarCC BY-SA 3.0

Parque del Prado

  • Horários: todos os dias das 7h às 17h45
  • Horário do museu do Jardim Botânico: segunda à sábado das 10h às 16h (site)
  • Preço: gratuito!

Saímos do Jardim Botânico pela portaria da Av. Dr Luis Alberto de Herrera e fomos caminhando (cerca de 10 minutos) até a terceira atração do dia, o Museo de Bellas Artes Juan Manuel Blanes, mais conhecido como Museo Blanes.

O belo edifício em que se encontra o museu foi construído em 1870, inspirado nas villas italianas do arquiteto Andrea Palladio. Ao longo dos anos passou por diferentes proprietários até ser adquirido pelo governo, que o transformou em museu. Foi fundado em 1930, em comemoração ao centenário da Independência do Uruguai. Seu nome é uma homenagem ao pintor nacional Juan Manuel Blanes.

O museu conta com exposição permanente de Juan Manuel Blanes e Pedro Figari, além de outras temporárias. Clique aqui para ver a programação. Na parte dos fundos encontra-se um lindo claustro.

Museo Blanes (site)

  • Horários: terça à domingo das 12h às 18h (entrada permitida até às 17h45)
  • Preço: gratuito!
  • Endereço: Avenida Millán, 4015

E nossa quarta e última atração visitada foi o Jardín Japonés, localizado atrás do Museu Blanes, na mesma propriedade.

Construído em 2001, o jardim foi uma doação do Japão ao Uruguai pela celebração das relações diplomáticas entre os países. Na primavera e outono uma linda coloração toma conta do jardim, tornando-o um ótimo cenário para fotos.

Nós chegamos quase na hora de fechar, mas conseguimos ver tudo, já que ele é pequenino. Bem cuidado, possui todas as características de um jardim japonês, como lago com carpas, ponte, lanternas de pedra, belo paisagismo e conta ainda com a estrutura de uma tradicional casa de chá e jardim Zen. O passeio, embora um pouco apressado, nos trouxe ótimas e saudosas lembranças de nossa viagem ao Japão.

Entrada do Jardim Japonês

Mas o mais curioso dessa visita ao jardim, foi um senhorzinho uruguaio de cabelos e bigode brancos, parecido com o Dr Chapatin, que estava ali fotografando e quando nos viu, correu para nos servir como guia… rs. Só havia nós três naquele horário e durante o tour particular, ele nos contou sobre os vários significados de algumas coisas ali presentes, sugeriu lugares e ângulos para fotos e se lamentou por termos ido no fim da tarde quando o sol já não mais revelava a real beleza do jardim.

Ele falava com tanto entusiasmo e tinha tantos detalhes e informações que ficou claro que apreciava a cultura oriental e que aquela deveria ser sua quingentésima visita ao local… rs.

Telhado de palha, característico das antigas casas de chá japonesas.
Jardim Zen

O funcionário do parque anunciou o fechamento do jardim, então nos despedimos do simpático senhorzinho agradecendo o tour e nos encaminhamos para o portão do museu. Ele ainda ficou por lá tirando as últimas fotos.

Quando estávamos para chamar o Uber, quem aparece novamente? rs. Ali na calçada, com o barulho da movimentada avenida, foi difícil entender tudo o que ele dizia, mas ele nos contou um pouco sobre a propriedade, sobre a frondosa árvore que enfeitava a entrada do museu e que tinha uns três álbuns repletos de fotos de quando a princesa Sayako foi à Montevidéu para inaugurar o jardim. Por fim, ficou extremamente surpreso quando, após confirmar minha descendência japonesa e dizer meu nome, constatou que não tenho nome japonês após o nome ocidental. Marido, que adora umas gracinhas, só não mandou um “é que ela é uma japa do Paraguai”, pois não tinha entendido essa parte da conversa. Certeza!

Jardín Japonés

  • Horários: terça à domingo das 12h às 18h (fechado em feriados)
  • Preço: gratuito!
  • Endereço: Avenida Millán, 4015 (atrás do Museu Blanes)

Para finalizar o primeiro dia em Montevidéu, fomos ao Punta Carretas Shopping jantar, pois estávamos em dúvida do que comer. Passeamos pela praça de alimentação e optamos pelo El Fogón, que possui salão próprio. O ambiente é bonito, aconchegante e fomos bem atendidos. As carnes estavam muito boas!


Outras sugestões de passeios de meio dia em Montevidéu

O Palácio Legislativo é um local que gostaríamos de ter conhecido, mas não rolou porque não consegui encaixá-lo no roteiro. Li que as visitas guiadas são bem interessantes e que, além da imponente fachada, o interior surpreende pela suntuosidade.

Interior do Palácio Legislativo. Imagem de Graham StanleyCC BY-SA 2.0
  • Horários para visita guiada: segunda à sexta – 10h30 E 15h (site) | idiomas: português, espanhol e inglês
  • Preço:  U$S 3 (dólares americanos) ou $U 90 (pesos uruguaios)
  • Porta de entrada: Av. General Flores

Próximo ao Palácio Legislativo, a uma caminhada de cerca de 10 minutos sentido “mar”, encontra-se o mirante do complexo Torre de las Telecomunicaciones, também conhecida como Torre da Antel. A fachada futurista do edifício lembra um pouco a do hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai.

O mirante está localizado no 26º andar e oferece vista para a cidade e à baía de Montevidéu. Cuidado ao transitar por lá, dizem que a região não transmite muita segurança…

No site da empresa não há informações sobre o horário e dias de funcionamento do mirante, então recomenda-se ligar antes de visitar.

Torre Antel. Imagem de Cornelius Kibelka | CC BY-SA 2.0

Outra atração localizada a uma caminhada de 10 minutos do Palácio Legislativo, mas sentido bairro, é o Mercado Agrícola de Montevideo (MAM), que conta com variados produtos, desde frutas e verduras, queijos, carnes, frutos do mar a produtos gourmet. Também abriga uma praça de alimentação com vários restaurantes e lanchonetes.

Mercado Agrícola de Montevideo. Imagem de Fedaro | CC BY-SA 3.0
  • Horários: segunda à domingo das 9h às 22h (site)
  • Endereço: Rua José L. Terra, 2220

Também distante a cerca de 10 minutos de caminhada do Palácio Legislativo (sentido centro), encontra-se o Espacio de Arte Contemporáneo. Instalado em uma das alas do antigo presídio Miguelete (1889-1986), o primeiro do país, o espaço é dedicado exclusivamente à arte contemporânea. Recebe muitas visitas também por conta de seu edifício, que teve como modelo o presídio inglês de Pentoville. Embora remodelado, grande parte da estrutura original foi mantida. Veja aqui algumas avaliações e fotos do local.

  • Horários: quarta à sábado das 14h às 20h e domingo das 11h às 17h (site | facebook)
  • Visitas guiadas: sábados às 17h e domingos às 12h
  • Entrada: livre e gratuita!
  • Endereço: Arenal Grande, 1930

Veja abaixo a localização desses quatro pontos turísticos:

 

Em outro bairro da cidade, próximo ao Parque Rodó, encontra-se um novo centro gastronômico, o Mercado Ferrando, inaugurado no fim de 2017.

Funciona num antigo galpão de uma fábrica de móveis e conta com opções variadas, como pratos típicos, hambúrgueres, pizzas, culinária chinesa, mexicana, entre outras. Possui mesas compartilhadas para incentivar a interação entre os visitantes. O espaço parece ser bem charmoso e bonito.

Mercado Ferrando, o novo mercado gastronômico de Montevidéu. Imagem: Divulgação
  • Horários: segunda à sábado das 8h à 1h | domingo das 9h às 16h (site)
  • Endereço: Chaná, 2120 esq. Joaquín de Salterain

Outro espaço verde de Montevidéu é o Parque Batlle (lê-se Parque Bache), conhecido como o pulmão da cidade pelos seus 60 hectares de árvores nativas e exóticas. Possui áreas esportivas, dentre elas uma pista de Atletismo e um velódromo. O extenso parque tem início no Obelisco de Montevidéu. Lá se encontra o Monumento a la Carreta.

Monumento a La Carreta. Imagem de Adrian-UyCC BY-SA 3.0

É ali também no Parque Batlle que estão localizadas outras atrações muito visitadas de Montevidéu, o Museo del Fútbol e o Estádio Centenario. Foi nesse estádio que o Uruguai ganhou a primeira edição da Copa do Mundo, em 1930. O Uruguai foi escolhido pela FIFA para ser país sede, já que o mesmo estava comemorando o centenário de sua primeira constituição e também devido à conquista da medalha de ouro pela Seleção Uruguaia de Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928.

O museu exibe uma coleção de itens da Associação Uruguaia de Futebol, da Confederação Sul-Americana de Futebol e da FIFA, como medalhas, taças, troféus, bandeiras, fotos, camisas, entre outros. O ingresso também permite conhecer o interior do lendário estádio.

Museu do Futebol, localizado no Estádio Centenario. Imagem de Paulo JC NogueiraCC BY-SA 3.0
Estádio Centenario. Imagem de Rodrigo Soldon | CC BY-ND 2.0

Museo del Fútbol e Estádio Centenario

  • Horários: segunda à sexta das 10h à 17h (site)
  • Preço: $U150
  • Endereço: Av. Dr. Américo Ricaldoni, 11600

As atrações acima podem ser boas opções para conhecer quando só temos metade do dia disponível, por exemplo. Para os que se perguntam “o que fazer no domingo em Montevidéu” ou “o que fazer em dia de chuva”, ficam aí também algumas sugestões.

Em nosso segundo dia em Montevidéu, fizemos um tour pela Ciudad Vieja e arredores, conhecemos muita coisa, confira no próximo post! 

Deixe um comentário