Uma linda casa entre mar e cachoeiras

Viagem realizada em agosto de 2023

Após dias maravilhosos em uma charmosa casinha na represa em Mogi das Cruzes, seguimos para outra linda casa, agora inserida no meio da mata! Descemos a serra e fomos em direção ao Sertão de Camburi, em São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo.

A Casa Charmosa – Pé na mata e na praia, era justamente o que queríamos, um local com muita natureza ao redor, mas o que realmente nos fez escolhê-la foi o riacho de águas cristalinas que passa a poucos passos atrás da casa!

A casa fica distante cerca de 15 minutos de carro das praias de Camburi e Camburizinho, para chegar lá percorre-se uma estradinha de terra batida que achamos tranquilo de percorrer. Só a ruazinha para acessar a casa é bem pedregosa, mas é um trecho super curto.

Nós gostamos muito de casas rústicas, então ficamos encantados com ela. Simples, bem arejada e espaçosa. A cozinha é bem equipada, com eletrodomésticos funcionando bem e muitas louças. Possui um banheiro social, um quarto com duas camas de solteiro e uma suíte com cama de casal e banheiro com hidromassagem.

Na cozinha há uma janela que se comunica com a varanda.

A banheira de hidromassagem é grande e essa vista deixa tudo ainda mais relaxante. Dá para ouvir o riozinho correndo ali do lado, muito gostoso.

Nós adoramos também a sala com redes e os janelões. Muito propícias para um belo cochilo após o almoço!

A varanda é uma delícia, aproveitamos demais esse espaço que conta com churrasqueira, fogão à lenha e mesa de madeira.

Além de saíras-sete-cores, vimos pica-pau-de-cabeça-amarela, bem-te-vi, sabiás e muitos outros pássaros que não conseguimos identificar. Era muito gostoso acordar com a cantoria.

Saíra-sete-cores

Na casa há muitas panelas de barro disponíveis para cozinhar no fogão à lenha.

A casa conta ainda com um mezanino com alguns colchões para mais hóspedes, mas acabei esquecendo de fotografar.

Ela é realmente cercada pela linda vegetação e, saindo da varanda, a poucos passos você se depara com o riozinho… simplesmente maravilhoso!

Caminho para o riacho. Dá para vê-lo da varanda.

O cenário é de fazer suspirar! A água é incrivelmente transparente e em alguns trechos formam-se piscinas naturais deliciosas!

Um pouco mais acima do riozinho é fácil encontrar pontos para uma hidromassagem natural… 🙂

Além de todos esses atrativos, no quintal ainda há um espaço bem legal para fazer fogueira, com bancos e um cordão de luz que deixa tudo ainda mais aconchegante. Bem convidativo a uma noite regada à vinho e barulhinho do rio.

Outra coisa bacana é que a casa fica próxima à trilha que leva à Cachoeira Sertão do Cacau que vale muito a pena conhecer! Até o início da trilha são cerca de 20 minutos de caminhada pela estradinha de terra do bairro. Ah, ela é gratuita!

O percurso nos surpreendeu, é muito lindo, feito mata adentro e em alguns trechos há decks de madeira, escadas e corrimões para auxiliar.

Durante o trajeto ainda encontramos duas lindas cachoeiras. Essa primeira tem o poço mais raso, na volta vimos pais com crianças se divertindo e aproveitando o atípico calorzão desse inverno.

A segunda cachoeira, mais adiante, tem um poço mais fundo e o cenário em torno deixa tudo ainda mais bonito.

Quando se trata de cachoeiras, normalmente esperamos água geladíssima, mas ficamos surpresos, pois não se encontrava muito fria. Estava bem refrescante, ainda mais pelo calor que fazia.

Além das cachoeiras em si, pelo caminho ainda há alguns pontos com deliciosas piscinas naturais.

E então chegamos na bela Cachoeira Sertão do Cacau! Acho que do início da trilha até ela são cerca de 20 minutos de caminhada. Vimos lindas borboletas azuis no percurso.

O poço de águas cristalinas é uma delícia. Não é muito grande, mas lindo, ficamos um bom tempo lá curtindo o visual. Recomendamos demais essa trilha!

Nossa intenção era também conhecer as praias de Camburi e Camburizinho, que parecem ser lindas, mas infelizmente pegamos dia de chuva que impossibilitou a visita. Ainda bem que conseguimos aproveitar bastante os dias de sol e calor e agora temos ainda mais motivos para voltar a esse lugar incrível! 🙂

Curte praia? Então não deixe de conferir: