San Martín de los Andes, Pq Nacional Lanín e Villa Traful

Viagem realizada em fevereiro de 2023

Após nossa estadia em Villa La Angostura, seguimos pela Rota dos 7 Lagos até San Martín de los Andes, nosso último destino da viagem que começou em Bariloche.

San Martín de los Andes é um simpático vilarejo localizado a cerca de 190 km de Bariloche, às margens do Lago Lácar, um lugar que também vale a pena conhecer. Nos hospedamos no Hotel Tunqueley, onde dormimos duas noites.

Nós chegamos à tarde e a intenção era fazer o Sendero Mirador Bandurrias, porém, como já tínhamos percorrido uma trilha algumas horas antes, na Rota dos 7 Lagos, estávamos um pouco cansados e resolvemos então apenas passear pela cidade.

A orla do Lago Lácar é um lugar bem gostoso de caminhar e uma ótima parada para curtir o entardecer.

Lago Lácar

O vilarejo nos pareceu mais movimentado que Villa La Angostura e muito bonita também, com ruas floridas e arborizadas e casas com arquitetura alpina. Passamos por diversas lojas e restaurantes, parando para almoçar no El Abasto.

Eu pedi truta ao limão, estava muito bom!
Meu marido escolheu ojo de bife, que também estava delicioso!
Valores de fev/2023

Parque Nacional Lanín

No dia seguinte fomos conhecer o Parque Nacional Lanín, localizado a cerca de 67 km de San Martín de los Andes. No caminho paramos na pequenina cidade de Junín de los Andes para comprar água e aproveitamos para conhecê-la. Uma das atrações é a Igreja Nuestra Señora de Las Nieves y Beata Laura Vicuña.

Iglesia Nuestra Señora de Las Nieves y Beata Laura Vicuña

Em seu interior podemos ver a abóbada arqueada, inspirada na arte gótica e no altar-mor, vemos a figura de Cristo com vestimentas da cultura mapuche.

Interior da Iglesia Nuestra Señora de Las Nieves y Beata Laura Vicuña.
Interior da Iglesia Nuestra Señora de Las Nieves y Beata Laura Vicuña.
Já no caminho para o Parque Nacional Lanín nos deparamos com o vulcão Lanín embelezando ainda mais a paisagem!

Na portaria do Parque Nacional Lanín paramos para comprar os ingressos (3500 ARS/pessoa) e utilizar o banheiro. Nesse enorme parque, um dos maiores da Argentina, você pode fazer diversas atividades desde trilhas curtas a trekkings longos com possibilidade de acampar ou praticar esportes aquáticos, de neve ou montanha. É também uma ótima atração para quem deseja apenas descansar em meio à natureza e contemplar suas paisagens únicas que compreendem lagos e rios de água cristalina, além de bosques milenares.

Existem mais de 20 lagos, mas como nós fizemos um bate e volta, fizemos somente um trecho do parque, mas valeu a pena, pois as paisagens são lindas e o lugar muito tranquilo.

Lago Huechulafquen
Lago Huechulafquen e vulcão Lanín ao fundo.
Lago Huechulafquen
Puerto Canoa e sua praia de areia vulcânica.
Trecho de uma das estradinhas que cortam o parque.
Em diferentes pontos do parque tivemos lindas vistas do vulcão Lanín.

Nossa última parada foi na pequenina Capela María Auxiliadora del Paimún. Em seu interior podemos ver um lindo vitral inspirado em um desenho de J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”.

Capela María Auxiliadora del Paimún
Vitral inspirado em um desenho de J. R. R. Tolkien

Próximo à capela há uma área com mesas de madeira, churrasqueira e banheiro com utilização mediante pagamento, além de uma pequena venda. É um lugar arborizado, muito gostoso para relaxar.

Voltamos para San Martín de los Andes no final da tarde, jantamos e fomos passear mais um pouquinho pelo vilarejo em nossa última noite ali. Aproveitamos para tomar um sorvete delicioso na Mamusia.

Sorveteria Mamusia
Compramos um lindo ímã de geladeira pintado à mão nessa feirinha.

No dia seguinte fomos cedinho ao Mirador Arrayanes, onde temos uma vista linda do Lago Lácar e da cidade.

Mirador Arrayanes
Mirador Arrayanes

A encantadora Villa Traful

Esse era nosso último dia de viagem e, como nosso voo era somente à noite, voltamos de San Martín de los Andes até Bariloche bem tranquilamente, parando novamente em alguns pontos da Rota dos 7 Lagos e em outros locais que nos chamavam a atenção.

Em vez de fazer o mesmo caminho à Bariloche que passa por Villa La Angostura, decidimos dar uma parada para conhecer Villa Traful. Valeu muito a pena, é muito linda e tranquila!

Villa Traful também tem praias maravilhosas…

Cenário de fazer suspirar…
Não poderíamos deixar de curtir esse paraíso!

Aproveitamos para almoçar no centrinho, escolhemos o Fogón Patio Cervecero e pedimos hambúrgueres que estavam deliciosos!

Restaurante Fogón Patio Cervecero

Mirante na Villa Traful

De volta à estrada, pegamos a RP 65 em direção à Bariloche. O trajeto é de ripio até chegar na RN 237 e foi tranquilo de percorrer, só ir devagar.

RP 65 em direção à Bariloche

Chegamos na RN 237 e fomos em direção à uma marcação no Google Maps chamada Valle Encantado. Nos deparamos com uma paisagem incrível, repleta de montanhas pontiagudas e um lindo e largo rio. Que lugar maravilhoso!

Valle Encantado na RN 237

A vontade era curtir o fim de tarde ali, mas infelizmente tínhamos horário para devolver o carro, então seguimos em frente ainda extasiados por aquela vista sensacional…

RN 237 em direção à Bariloche

No caminho à Bariloche pegamos uns trechos de tráfego bem lento devido a alguns caminhões, mas conseguimos chegar no aeroporto exatamente no horário! Ufa.

Nós curtimos demais essa viagem, ficamos muito felizes em conhecer mais um pouquinho da Patagônia que tanto amamos. Bariloche e suas cidades vizinhas são muito frequentadas no inverno, mas o verão também é uma estação maravilhosa para conhecê-las!

E a viagem ainda não tinha terminado! Ainda tínhamos mais alguns dias para curtir Buenos Aires! Mas isso é assunto para um outro post… 🙂

Confira outros posts sobre Bariloche e arredores:

Bariloche e arredores no verão: dicas gerais

Bariloche: o que fazer no verão?

Villa La Angostura: charmosa e cheia de atrações

Rota dos 7 Lagos e suas belezas!

Deixe um comentário