Camping Amaro em Joanópolis

Viagem realizada em novembro de 2022

Distante cerca de 130 km de São Paulo, Joanópolis está localizada na região da Serra da Mantiqueira, tornando-a um destino muito gostoso para quem gosta de curtir a natureza num clima típico de montanha. É visitada tanto no verão para aproveitar o rio e as cachoeiras, quanto no inverno para curtir o friozinho.

Nossa primeira visita à Joanópolis foi em 2014. Fomos conhecer o Camping do Zé Roque, um lugar muito gostoso com rio passando pela propriedade e desde então pensávamos em retornar.

Dessa vez decidimos conhecer o Camping Amaro, localizado em frente ao Camping do Zé Roque. O mesmo rio contorna o acampamento, assim pode-se montar a barraca próximo a ele, se você desejar.

E assim nós fizemos! Há uma área bem legal na beira do rio que cabe barracas grandes, localizada numa parte mais baixa do camping. O gramado estava levemente úmido, pelo visto havia chovido anteriormente, mas segundo a previsão do tempo haveria pouca precipitação pelos próximos dias (haha). Resolvemos arriscar.

Foi o tempo de terminar a arrumação para começar um toró. Foi um aguaceiro tão forte que o solo logo encharcou, parecia que estávamos pisando em um mousse por baixo da lona da barraca. Mal tínhamos nos estabelecido e já teríamos que nos mudar… rs.

Nossa curtíssima estadia à beira do rio…
Essa área é muito gostosa, mas melhor evitar em épocas muito chuvosas… rs.
Terminamos de montar a barraca e logo as nuvens carregadas começaram a chegar.

Após a chuvarada de boas vindas decidimos nos deslocar para uma área mais alta ali perto, na extremidade esquerda do camping que parecia estar menos ensopada. Até que não foi tão trabalhoso todo o processo, ufa!

Nosso novo cantinho no Camping Amaro, em Joanópolis.

Esse setor do camping é mais afastado dos banheiros e cozinha, mas gostamos bastante do local. Logo o céu abriu e o sol voltou a brilhar. E, felizmente, nos outros dias pegamos tempo bom, apenas uma chuvinha leve vez ou outra.

Mesmo mais no alto tínhamos vista para o rio e podíamos descer até sua borda para relaxar sob a sombra das árvores, uma delícia!

Na hora do almoço também podíamos desfrutar da área sombreada em frente à barraca.
View this post on Instagram

A post shared by Detalhes de Viagens (@detalhesdeviagens)

Ganhamos um pé de escarola fresquinho, colhido na hora e limões cravo para temperar a salada. Delícia!
Uma das vistas da área da nossa barraca. O rio estava um pouco turvo por conta da chuva intensa.
Passatempo para dias de chuva… 🙂

No canto esquerdo do camping também temos vista para a poderosa Cachoeira dos Pretos com sua queda d’água de 154 metros de altura! É considerada a segunda maior cachoeira do estado de São Paulo. Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira, que deu origem ao nome do bairro e da cachoeira.

Dormimos ouvindo o som da Cachoeira dos Pretos.

Vimos muitas espécies de pássaros e aves, rola uma bela cantoria pela manhã e ao entardecer!

Saí-andorinha

Tucano pousou no galho do coró-coró que ficou bem brabo!
Joanópolis tem clima de montanha, de manhã fazia bastante calor e à noite a temperatura caía.

Como fomos durante a semana, o camping estava vazio, no entanto tivemos dois “cãopanheiros” que alegraram nossos dias. O macho é mais elétrico, não ficava muito tempo quieto, mas a fêmea é super calminha, um docinho! Ficou o tempo todo conosco.

Nossos aumigos do camping.
Amora, muito lindinha!

Além dos aumigos fomos muito bem recepcionados pelo sr. Darci, proprietário do Camping Amaro. Ele é muito gentil e prestativo. Dá para ver que junto com sua esposa cuidam do local com muito carinho.

A área para barracas é ampla com ótimo gramado, pode-se estacionar o carro próximo e fazer fogueira. Possui pontos de energia 110V e 220V espalhados pelo espaço, cozinha comunitária com geladeiras e fogão, banheiros masculinos e femininos limpos, piscina pequena, lanchonete com venda de porções e bebidas e há Wi-Fi. Aceitam pets de pequeno porte. Eles também vendem saco de gelo, carvão (5 kg) e lenha.

Inicialmente, montamos a barraca nessa parte mais baixa, na beira do rio. Nesta foto vemos a casa dos proprietários e banheiros ao fundo.
Banheiros localizados na região central do camping com 1 sanitário e chuveiro para cada sexo e mais 1 chuveiro na casinha ao lado.
Na área de chuveiro há porta shampoo, porta toalha e ganchinhos. O sanitário possui papel higiênico.
Outra área para barracas com a cozinha ao fundo. Ao lado dela há banheiros também e outros em construção ali próximo.
Cozinha comunitária
Área para barracas na extremidade direita do camping. Fica próximo à cozinha.
Esse canto direito também é bem bonito.

Nós adoramos o Camping Amaro, um lugar que transmite muita paz! Para acampar é necessário agendar, entre em contato pelo WhatsApp (11) 91027-5982 ou pelo Instagram ou Facebook. O agendamento é feito somente para evitar superlotação, não é necessário pagar antecipadamente.

Horários: o check-in é a partir das 7h da manhã e check-out até às 20h do dia seguinte (esse período equivale a uma diária).

Diária: para acampar R$35,00 (novembro/2022). Crianças de 6 a 12 anos pagam meia diária e até 5 anos há cortesia. Para motorhome e trailer a diária é de R$40,00.

Pagamento: dinheiro, cartão (débito/crédito) ou PIX, realizado na saída do camping.

É proibido som alto e som automotivo e barulho após às 22h.

OUTROS ATRATIVOS DE JOANÓPOLIS

Além de curtir o acampamento, em Joanópolis você pode conhecer o Parque Municipal Cachoeira dos Pretos, ali pertinho do camping. Neste local você caminha por uma curta trilha arborizada entre riachos e corredeiras até um trecho mais próximo à cachoeira, é bem bonito.

Também é possível realizar diversas atividades como tirolesa, boia cross, arvorismo e o famoso passeio de Jeep que leva até o topo da Cachoeira dos Pretos. Mas se você quiser, pode subir o morro caminhando também. Nós fizemos isso da outra vez, é bem cansativo, mas valeu a pena!

Ao redor do parque você encontra restaurantes e lanchonetes, sanitários, o local é bem estruturado. O estacionamento custa R$10,00.

Na cidade você também encontra outras cachoeiras, como a Cachoeira dos Pires, Cachoeira Encantada e Cachoeira Escondida. Clique aqui para conferir.