Um dia pelo centro histórico de Santos

Passeio realizado em setembro de 2018

Apesar de morar bem próximo a Santos e de a ter visitado algumas vezes para curtir suas praias, nunca tinha parado para conhecer seu interessante centro histórico.

Então, em um sábado de inverno ensolarado resolvemos descer a serra com a família para curtir o dia nessa bonita cidade do litoral sul de São Paulo. Como estávamos em sete pessoas, fiz um rápido roteiro anotando algumas atrações que achei que todos gostariam. A ordem dos pontos turísticos foi baseada no horário de funcionamento e em suas localizações.

1° Orquidário Municipal de Santos

horário de funcionamento: Quarta – Domingo: das 9h às 18h (bilheteria até às 17h)

entrada: R$8,00 (dinheiro). Menores de 8 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia entrada com apresentação de documento.

endereço: Praça Washington, s/n – José Menino, Santos – SP

Confira informações atualizadas aqui

2° Bonde Turístico

horário de funcionamento: Terça a Domingo: das 11h às 17h (saídas a cada hora da Estação do Valongo) | Bonde Café: Sexta e Sábado, das 11h30 às 16h30 (saídas a cada hora da Estação do Valongo).

entrada: R$7,00 (dinheiro).  Isenção para crianças de até 5 anos no colo e meia tarifa para maiores de 60 anos, professores e estudantes.

endereço: Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo – Centro Histórico

Confira informações atualizadas aqui.

3° Museu do Café

horário de funcionamento: Museu: Ter a Sab, das 9h às 18h (bilheteria até às 17h) | Dom, das – 10h às 18h (bilheteria até às 17h) | Cafeteria: terça a domingo, das 10h às 18h

entrada: R$10,00 | Gratuito aos sábados | R$ 5,00 para estudantes, professores da rede pública e maiores de 60 anos. Crianças até 5 anos grátis.

endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico

Confira informações atualizadas aqui.

4° Casa da Frontaria Azulejada (é uma casa com a fachada toda revestida de azulejos, muito bonita, só passamos em frente para apreciar mais de perto)

endereço: Rua do Comércio, 96 – Centro Histórico

Orquidário Municipal de Santos

Assim que chegamos em Santos, já fomos direto ao Orquidário. Nós estacionamos nas vagas localizadas na rua, ao redor do parque. Passando em frente à entrada é só seguir em frente, você as verá no lado esquerdo.

O local, na verdade, é um parque zoobotânico que conta com plantas representantes da Mata Atlântica e de muitos outros países, além de cerca de 3.500 orquídeas de variadas espécies, dentre sua maioria afixada nas árvores.

Pergolado do Orquidário Municipal de Santos
Pergolado logo na entrada do parque.
Orquidário Municipal de Santos

O passeio no parque é feito por lindas alamedas arborizadas.
Sogrita trocando energias com uma enorme árvore.

Durante a caminhada podemos observar muitos animais, há cerca de 70 espécies, muitos dos quais vivendo soltos. O setor de Zoologia do parque é referência no atendimento a animais silvestres, realizando inclusive procedimentos cirúrgicos e hospitalares.

Orquidário Municipal de Santos
Alguns animais transitam livres pelo parque.

Pavão no Orquidário Municipal de Santos

Muitas árvores do parque estão identificadas. Essa abaixo com seus grandes frutos arredondados grudados ao tronco é a cabaceira, também conhecida como cuité, coité, cuieira. Na medicina popular é utilizada como antidiarreica, analgésica, antiasmática e suas folhas apresentam ações purgativas. Seus frutos, após secos, podem dar origem a utensílios de cozinha (como cuias, pratos e colheres) e a instrumentos musicais (chocalhos, berimbaus e corpo de violas).

Cabaceira no Orquidário Municipal de Santos
Cabaceira.

Também encontramos cacaueiros carregados no setor do parque chamado “Jardim Sensorial”.

Cacaueiro carregado no Orquidário Municipal de Santos
Cacaueiro carregado.

Bonde turístico

Após o gostoso passeio no Orquidário fomos em direção à Estação do Valongo para comprar nossos ingressos para o passeio de Bonde. O trajeto é de cerca de 15 a 20 minutos de carro. Nós vimos estacionamentos pagos ao redor, mas paramos na rua mesmo.

A bilheteria se encontra em um prédio em frente à estação e é no mesmo local que se adquire ingresso para o Museu do Pelé, outra atração para se conhecer em Santos. Pode-se escolher fazer o passeio em diferentes bondes. O Bonde Café, por exemplo, conta com elevador para acesso de cadeirantes, ar condicionado, mobiliário especial e no final do passeio é oferecida uma degustação da deliciosa bebida com grãos selecionados pelo Museu do Café.

Os bondes saem de hora em hora e enquanto aguardávamos a nossa vez, aproveitamos para conferir a feirinha de artesanato presente ali na estação. Compramos um lindo ímã de geladeira como recordação.

Ao lado da estação também se encontra o Santuário de Santo Antônio do Valongo. A bela igreja de 1640 tem suas paredes revestidas por murais de azulejos e é uma das primeiras do país.

Estação do Valongo em Santos
A Estação do Valongo data de 1867.
Passeio no bonde turístico de Santos.
Os bondes que fazem os passeios são originais, dos séculos 19 e 20.

O passeio é muito bacana, o bonde circula pelo centro histórico de Santos, passando por diversos pontos turísticos e um guia vai nos contando mais sobre a história da cidade enquanto observamos a bela e antiga arquitetura dos prédios presentes nessa região. O trajeto dura cerca de 30 minutos.

Edifícios antigos no centro histórico de Santos.

Alfândega de Santos
Edifício da Alfândega, a maior e mais importante unidade aduaneira do país, com jurisdição sobre 24 municípios (de Bertioga até a divisa com o Paraná). Responsável pelo controle de 30% do fluxo de comércio exterior brasileiro, a repartição santista, criada em 1550, é a terceira a funcionar no país.

Nossa última parada foi na Praça Visconde de Mauá, onde está localizada a sede da Prefeitura de Santos. A guia informou que quem quisesse poderia descer do bonde e como o Museu do Café estava localizado ali pertinho, nós resolvemos não voltar para a estação, já que era nossa próxima atração do roteiro.

Todos adoraram o passeio no bonde turístico, achamos que valeu muito a pena, o preço é ótimo e recebemos uma verdadeira aula!

Prefeitura de Santos
Edifício da Prefeitura de Santos.

Museu do Café

Apaixonados por café que somos, estávamos aguardando a visita ao Museu do Café, localizado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, e devo dizer que foi fantástico!

Logo na entrada funciona uma cafeteria, onde você pode provar diferentes tipos dessa deliciosa bebida, inclusive o café Jacu Bird, um dos mais curiosos e raros do mundo, você já ouviu falar?

Edifício da Bolsa Oficial de Café

Adentrando o museu, nos deparamos com o Salão do Pregão, onde eram negociadas e fixadas as cotações diárias das sacas de café. As cadeiras principais eram destinadas ao presidente e seus secretários e as restantes, aos corretores. Os produtores e exportadores podiam assistir às sessões no mezanino. Os pregões foram realizados até 1950.

Salão do Pregão no Museu do Café
Salão do Pregão. O piso com desenhos geométricos possui mármores provenientes da Itália, Grécia e Espanha. Ao centro, vê-se a estrela de Davi, elemento de referência maçônica.
No salão também é possível apreciar três telas de Benedicto Calixto, que mostram as transformações urbanas e econômicas de Santos.
Vitral no teto do Museu do Café
No teto vemos o lindo vitral “A Epopeia dos Bandeirantes”, outra obra de Benedicto Calixto.

O museu conta com uma exposição permanente que mostra a trajetória do café no Brasil, bem como mostras temporárias. Podemos ver as antigas ferramentas e equipamentos utilizados no cultivo, as etapas da produção e todas as transformações e desenvolvimento que vieram com a comercialização e embarque do produto no século XIX.

Ferramenta antiga utilizada no cultivo do café
Cultivador “Planet Jr”, ferramenta à tração animal utilizada para eliminar ervas daninhas e restos de outras culturas, servindo também para escarificar, amontoar e destorroar o solo para o cultivo.
Sacos de juta Cafés do Brasil
Os sacos de juta, símbolo das exportações brasileiras.

Em uma seção do museu também podemos conhecer diferentes tipos de cafeteiras com painéis demonstrando seu uso.

Exposição com diferentes tipos de cafeteiras no Museu do Café

Cafeteira Balance no Museu do Café em Santos

Exposição de cafeteiras

Além de muitas informações relacionadas à história do café, encontramos dados referentes à construção do edifício da Bolsa Oficial de Café, muito interessante.

Nós passamos um bom tempo no Museu do Café e depois fomos caminhar um pouco pelo centro histórico. Passamos pela famosa Rua XV de Novembro, que já foi considerada a Wall Street brasileira. Todos os grandes exportadores de café tinham escritórios em Santos, que também concentrava os principais bancos internacionais.

Prédio da Bolsa Oficial de Café visto da rua XV de novembro
Edifício da Bolsa Oficial de Café visto da Rua XV de Novembro.

Casa da Frontaria Azulejada

Chegamos então à Casa da Frontaria Azulejada, distante cerca de apenas 5 minutinhos caminhando do Museu do Café. A casa foi construída em 1865 para residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto e é um dos únicos exemplares da arquitetura portuguesa, exibindo em sua fachada sete mil azulejos em alto-relevo, pintados à mão. Vale a pena conferir de perto!

Após a morte de Ferreira Netto, a casa funcionou como escritório de café, já abrigou um hotel e também um depósito de adubos químicos, que deteriorou bastante a construção. Em 1973, o prédio foi tombado e anos depois, recuperado. Desde dezembro de 2007, o sobrado foi transformado no Espaço Cultural Frontaria Azulejada, recebendo atividades culturais e apresentações musicais de caráter intimista.

Casa de Frontaria Azulejada
A larga porta principal permitia o acesso de carruagens ao interior do imóvel.

Azulejos portugueses em alto-relevo
Detalhe dos azulejos

Para finalizar nosso dia em Santos fomos até o Café Carioca para experimentar os famosos pastéis, estimulados pelos bons comentários que lemos em diferentes sites. Para nossa surpresa – nada boa – percebemos que os pastéis não eram fritos na hora, os recebemos com a massa meio molenga, nada crocante e sequinha. Ficamos decepcionados! Nossa visita foi em 2018, não sei se as coisas mudaram…

Antes de ir embora ainda demos uma passadinha na orla de Santos para matar a saudade!

Embora seja conhecida por suas praias, Santos reserva muitas atrações interessantes. Além dos pontos turísticos que conhecemos em nosso passeio, veja outros bastante visitados:

Você conhece Santos? Compartilhe conosco mais lugares para conhecer nessa linda cidade! 🙂