Camping Dona Esmeralda – Serra da Bocaina

Viagem realizada em janeiro de 2019

Primeira acampada do ano! \o/ Já estávamos com saudade de sair por aí com nossa casinha ambulante. O lugar escolhido foi São José do Barreiro, localizado no Vale do Paraíba, aos pés da Serra da Bocaina, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Aproveitamos o feriado do aniversário de São Paulo e seguimos marido, eu e nossa amiga Tati em direção ao Camping Dona Esmeralda, localizado a cerca de 10 minutos de carro da praça da cidade.

Chegamos no final da tarde e ainda não havia nenhum campista. A área para montar as barracas é toda gramada, possui algumas árvores frondosas e postes de iluminação com pontos de energia (110 v). O lugar é muito gostoso, a vegetação e as montanhas ao redor transmitem aquela sensação de paz.

Durante toda nossa estadia só ficamos nós e um grupo com três barracas. Estava super tranquilo. Pegamos bastante chuva todos os dias, no sábado choveu durante toda a tarde e noite. O solo não ficou empoçado, mas embaixo da barraca começou a formar lama, sentíamos ao pisar na lona.

Uma fonte de água potável está disponível a todos, fresquinha, coisa maravilhosa! ♥
Pavão que circulava pelo camping…
Olha ele aí de novo!

Além do lindo pavão, galinhas, galinhas d’angola, saguis e gatinhos também passeavam pela área…

Os banheiros são amplos e possuem um bom número de chuveiros e vasos sanitários. Não saiu na foto, mas há um trocador de fraldas no banheiro feminino.

Lavatórios externos. Também há tanques para lavar roupa, mas esqueci de fotografar.
Pia para lavar louças.

O local também conta com uma pousada, Wi-Fi, restaurante, cozinha comunitária com fogão, geladeira, mesa e churrasqueira. No salão de jogos há uma mesa de pebolim, sinuca (ambas precisam de ficha – R$1,50/cada) e ping-pong (a mesa estava abaulada no centro).

Quartos da pousada.
Restaurante do camping.
Cozinha comunitária.

Playground.

Um gostoso riacho passa nos fundos da propriedade. Vi em algumas fotos que a água é represada para formar uma piscina natural, mas quando estivemos lá as comportas ficaram abertas, creio que devido às chuvas constantes. Mesmo assim é um lugar bem gostoso para se refrescar. Há um quiosque com churrasqueira, pia e mesinhas próximo ao riacho.

PASSEIOS QUE FIZEMOS


Mesmo com toda a chuva que caiu em nossa acampada, conseguimos aproveitar duas cachoeiras. A primeira que visitamos foi a CACHOEIRA SANTO ISIDRO, na parte alta do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O único acesso permitido para o interior do parque é pela portaria em São José do Barreiro. No centrinho da cidade, ao lado da igreja matriz, há uma placa indicando a direção. São cerca de 26,5 km de subida (1 hora de estrada) até a entrada.

O trajeto vem sendo melhorado ao longo do tempo, alguns trechos são de terra meio esburacados, outros têm uma parte asfaltada e outros estão cobertos com brita. É possível transitar com carro comum.

Em alguns pontos do percurso existem mirantes, se o céu estiver aberto será possível curtir a linda paisagem pelo caminho. Quando nós fomos o tempo estava meio nublado com neblina, então só conseguimos enxergar a vista do primeiro mirante… rs.

Nós estacionamos um pouco antes da portaria do parque, pois havia lido que o trajeto até lá era ruim e, de fato, é bem acidentado. Deixamos o carro nessa área abaixo:

Não é um estacionamento propriamente dito, mas havia alguns carros ali parados e assim fizemos também. Seguimos caminhando até a portaria, o trecho é curto.

Portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

A entrada é gratuita! O funcionário somente nos deu breve informações sobre as trilhas e algumas orientações. Ali próximo há sanitários.

A trilha até a Cachoeira Santo Isidro tem 1,5 km de distância (cerca de 45 minutos de caminhada), é plana, bem tranquila e gostosa de percorrer. Na parte final existe uma escadaria para chegar até o poço da cachoeira. Vimos muitas flores, borboletas e caminhamos ao som dos pássaros e do barulhinho de água… uma delícia!

A escadaria passa ao lado do topo da cachoeira. A descida é um pouco íngreme, mas tranquila se for com calma.

A Cachoeira Santo Isidro tem queda de aproximadamente 50 metros de altura. É maravilhosa, fiquei encantada quando a vi de frente. O poço tem fundo arenoso e é super convidativo para banho. A água estava geladíssima, mas nós entramos mesmo assim, nos divertimos! 🙂

Uma parte do poço da Cachoeira Santo Isidro visto de cima.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina possui outras lindas cachoeiras mais afastadas. Como diz a placa na estrada, é um ótimo local para quem curte hiking e trekking. É lá que se inicia a famosa “Trilha do Ouro”. Clique aqui para ver sobre os atrativos do parque e outras informações.

O horário de funcionamento da portaria é das 6 às 18 horas, com entrada permitida somente até as 16 horas (durante o horário de verão, até as 17 horas). Entrada gratuita!


Na volta da cachoeira fizemos uma parada na praça da cidade. Uma graça! Ao redor da igreja matriz encontram-se restaurantes, padaria, cafeteria…

Chegamos no camping, almoçamos e ficamos por lá mesmo o restante do dia praticando o nadismo por causa da chuva que caía e não parava. Nunca pegamos tanto aguaceiro em uma acampada! rs.

No dia seguinte fomos conhecer a CACHOEIRA DA USINA, localizada a cerca de 1,5 km do camping. A trilha começa dentro da propriedade mesmo, passamos por um curto trecho de mata e depois saímos numa estradinha que nos levou até a cachoeira.

O caminho correto é para a direita, não onde estou descendo… rs.

Nesse trecho havia uma pequena ponte de concreto, mas foi levada em um dia de fortes chuvas.

A Cachoeira da Usina também é linda, possui duas quedas, mas nós gostamos mais da segunda que tem um poço maior, delicioso para se refrescar. Nós ficamos um bom tempo por lá, curtindo aquela paz…

Primeira queda da Cachoeira da Usina.
Primeira queda da Cachoeira da Usina.
Segunda queda da Cachoeira da Usina.
Olha que delícia essa piscina natural!

E assim foram nossos dias na Serra da Bocaina, um lugar maravilhoso para quem deseja curtir a tranquilidade que a natureza proporciona. Amamos! Ah e super recomendamos o Camping Dona Esmeralda. A Ana, filha da Dona Esmeralda, disse que eles controlam o número de campistas, evitando assim a superlotação em feriados. Muito bacana!

A região possui ainda muitas outras cachoeiras, além de sítios históricos para conhecer. Pena que não tivemos tempo para passear por tudo, mas fica aí um ótimo motivo para voltar, não é? 🙂

Veja abaixo um mapinha de São José do Barreiro:

Deixe um comentário