Loma del Pliegue Tumbado – El Chaltén

Viagem realizada em janeiro/fevereiro de 2018.

Após um ótimo dia de descanso, acordamos renovados para a próxima trilha. Olhei pela janela do corredor do hotel e me deparei com o Fitz Roy, a lua ao seu lado e um lindo céu azul. A manhã não poderia ter começado melhor! 🙂

monte fitz roy lua vista do hotel el chalten.jpg

Seguimos para o Centro de Visitantes, pois de lá se inicia a trilha Loma del Pliegue Tumbado. Aliás, que nome esquisito, né? O termo loma significa morro; colina e pliegue tumbado é o nome do agrupamento de morros que pode ser avistado durante o percurso.

Começamos cedo, pois essa trilha tem cerca de 24 km e tempo estimado de cerca de 6 a 8 horas, ida e volta.

mapa trilha loma del pliegue tumbado el chalten.jpg

inicio trilha loma del pliegue tumbado el chalten relatos viagem dicas.jpg
O início da trilha está localizado atrás do Centro de Visitantes. Por aqui também começa a trilha para quem vai à Laguna Toro. Para fazer esta última trilha deve-se obter autorização.

A placa abaixo informava sobre a possível presença de fósseis durante a trilha e a multa de US$ 100 para quem os remover (eventualmente, a mochila dos visitantes pode ser revistada pelos funcionários do parque).

Nós caminhamos bem atentos, mas não vimos nenhum fóssil, infelizmente.

trilha loma del pliegue tumbado fosseis marinhos rochas

O trajeto dessa trilha é praticamente só subida, com desnível de 1 km. Cansa bastante, nós fizemos diversas paradas para recuperar o fôlego. Neste dia estava muito calor, caminhei quase o tempo todo de camiseta manga curta.

A primeira parte da subida é feita com sol no lombo, praticamente sem sombra. Depois segue por um bom trecho de bosque, aliviando o calor. A última etapa é uma área totalmente aberta. Durante todo o percurso só encontramos uns dois pontos para coletar água, mas como há gado pela região, seria melhor levar o suficiente para a trilha ou adicionar pastilhas purificadoras, como o Clor-in.

trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos viagem.jpg
Começando a subida…

vista cidade trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos viagem.jpg
Olhe para trás e verá a cidade se distanciando…

No início da trilha passamos por trechos bem na beira da montanha. Todo cuidado é pouco com ventos fortes.

trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos viagem patagonia argentina verao.jpg

trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos viagem patagonia argentina.jpg
Esta foto ilustra bem a primeira parte da trilha. Temos que caminhar atéééé onde começa o bosque, lá no fundo. E depois ainda tem mais andança.

Uma coisa curiosa eram as rochas e os locais onde se encontravam:

trilha loma del pliegue tumbado rocha beira da montanha relatos viagem el chalten.JPG
Essa rocha era grande! Estava no alto de um morro, não sei como ainda não tinha rolado com os fortes ventos patagônicos. Parece que vai cair a qualquer instante, né?
trilha loma del pliegue tumbado rocha relatos viagem.JPG
Outra rocha equilibrista. Como foi parar ali?

aerolito chapolin

Muitas pessoas consideram a Loma del Pliegue Tumbado a trilha mais bonita devido às montanhas, como o Fitz Roy, que podem ser vistas durante quase todo o percurso. Isso é claro, se o céu estiver aberto.

Se nos dias anteriores praticamente não vimos o Fitz Roy, nessa trilha ele resolveu se mostrar o tempo todo. E vou te falar, era bem difícil desgrudar os olhos dele. Por vezes também contemplávamos o caminho que tinha ficado para trás. As vistas para o vale eram de fazer suspirar…

monte fitz roy trilha loma del pliegue tumbado el chalten.jpg

trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos de viagem.jpg

Encontramos muitas vacas pelo caminho e não as confundimos com huemul (já leu o post anterior? rs). Uma placa informava que elas são selvagens. Pareciam não ter gostado muito da nossa presença, mas não fizeram nada, além de ficar mugindo bastante. E o Fitz Roy sempre nos acompanhando…

trilha loma del pliegue tumbado vacas el chalten dicas relatos de viagem

trilha loma del pliegue tumbado fitz roy el chalten dicas relatos de viagem 2.jpg

Estava admirando as montanhas quando olhei para o chão e vi o mato se mexendo. Era uma lebre! Quando ela percebeu a nossa presença, ficou imóvel, arregalou os olhos, abaixou as orelhas para trás, ressabiado, e depois levantou as levantou em alerta. Nós ficamos parados, só tirando fotos. Aí acho que ela não se sentiu em perigo e voltou a comer, comer e comer… continuamos a andar e ela nem aí para nós.

trilha loma del pliegue tumbado lebre el chalten relatos viagem dicas

trilha loma del pliegue tumbado lebre el chalten relatos viagem dicas 2

trilha loma del pliegue tumbado lebre el chalten relatos viagem dicas 3

Após esse curto trajeto em terreno plano entramos no bosque. Que caminho lindo e gostoso, cheio de passarinhos! Era subida também, mas bem agradável.

bosque trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos de viagem 2

bosque trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas relatos de viagem 3

Logo que saímos do bosque encontramos o Mirador Loma del Pliegue Tumbado.

trilha loma del pliegue tumbado mirador el chalten relatos viagem dicas

trilha loma del pliegue tumbado fitz roy montanhas cerros el chalten relatos viagem dicas.jpg

Ainda tinha mais subida por um espaço totalmente aberto, sem nenhuma árvore. Fomos seguindo as marcações. Por sorte não estava ventando.

trilha loma del pliegue tumbado relatos viagem patagonia.jpg
Depois de subir esse morro ainda tinha que subir aquele outro lá na frente.

trilha loma del pliegue tumbado relatos viagem patagonia 2.jpg

trilha loma del pliegue tumbado frutos vermelhos vegetacao rasteira el chalten relatos viagem patagonia.jpg

O silêncio da subida só foi cortado por um bando de patos cruzando o céu em alta sinfonia. Que cena linda! Passaram pelo Fitz Roy e foram embora…

monte fitz roy bando patos voando trilha loma del pliegue tumbado el chalten

bando patos voando trilha loma del pliegue tumbado el chalten.JPG

bando patos voando trilha loma del pliegue tumbado el chalten patagonia argentina.jpg

O último trecho tinha muitas, muitas pedras. Só pedras. Parecia até a superfície de um outro planeta.

trilha loma del pliegue tumbado el chalten.jpg
Marido subindo e ao fundo, o lago Viedma.

Chegando no topo do morro já era possível enxergar o lindo Cerro Torre! O cenário em que ele se encontra é demais, uma paisagem única!

Subimos em 3h30min, melhor do que o esperado.

cerro torre trilha loma del pliegue tumbado el chalten.JPG

mirador loma del pliegue tumbado el chalten.jpg
A plaquinha indicando o mirador se encontra propositalmente numa barricada. A ventania é forte por lá. Não sei se é sempre assim…

cerro torre trilha loma del pliegue tumbado el chalten (2).jpg

Sentamos atrás da mureta de pedra, comemos nosso lanche e ficamos descansando. A subida não tinha sido mole não. Enquanto isso, um grupo de senhores franceses chegou. Eles tiraram fotos, sentaram, comeram rapidinho e logo começaram a caminhar para uma montanha enorme ao lado.

“Não é possível que vão subir esse trem todo ainda”, pensamos.

Subiram e subiram direto, sem parar. Ficamos só olhando eles chegando lá no topo. A vista deve ser surreal, mas nem cogitamos fazer o mesmo… rs.

trilha loma del pliegue tumbado mirante morro.jpg
Os franceses iniciando a subida.

Para todos os lugares “natureza vibe” que viajamos, sempre encontramos muitos turistas franceses. E sempre ficamos abismados com sua disposição, é incrível! Andam super rápido e parece que não cansam.

Após recuperar o fôlego, resolvemos voltar. Começamos a descida pelo morro cheio de pedras e outra surpresa. Um menininho de 5 ou 6 anos, com seu bonezinho, caminhando todo feliz olhando atento ao seu redor. Uma graça. Ele estava só com a mãe, fiquei me perguntando se ele tinha subido tudo aquilo sem colo. Devem ser franceses… rs.

trilha loma del pliegue tumbado el chalten (2).jpg
Indo embora…

Na metade do caminho percebemos que o tempo já estava mudando. Os ventos patagônicos chegaram junto com muitas nuvens. No último trecho, onde caminhamos próximo à beirada da montanha, estava a maior ventania. Às vezes eu tinha que parar e firmar bem os pés no chão para não desequilibrar. Nesse momento eu só conseguia pensar no menininho.

trilha loma del pliegue tumbado el chalten dicas.jpg
Muitas nuvens preenchendo o céu…

Mas, no geral, a volta foi bem tranquila. Como o terreno não é muito acidentado, descemos em 2 horas. Fizemos a trilha Loma del Pliegue Tumbado em 5h30min.

O percurso é lindo mesmo, especialmente se o céu estiver aberto. Nós adoramos as vistas e o fato da volta ser mais suave… rs.

Trilha Loma del Pliegue Tumbado

Início da trilha: atrás do Centro de Visitantes.

Extensão: cerca de 24 km, com desnível de 1 km. O trecho de ida é praticamente só subida.

Tempo total estimado: 6 a 8 horas.

Obs.:

• Há poucos pontos de água e vimos gado pela região. Considere levar água para todo o percurso ou utilizar pastilhas purificadoras, como o Clor-in.
  • Ventos fortes podem tornar o último trecho bem perigoso, então é melhor consultar a previsão. Muitos utilizam o site Windguru, mas informações sobre as condições de cada trilha também podem ser obtidas no Centro de Informações Turísticas e também no Centro de Visitantes.