Mirador de los Condores + Mirador de las Águilas – El Chaltén

Viagem realizada em janeiro/fevereiro de 2018.

No dia seguinte à trilha Laguna de los Tres, decidimos pegar leve na caminhada. Escolhemos as trilhas que levam ao Mirador de los Condores e Mirador de las Águilas. Ambas as trilhas tem o mesmo início, localizado atrás do Centro de Visitantes.

mapa trilha mirador de los condores e mirador de las aguilas.jpg

Como pode ser observado no mapa acima, as trilhas se bifurcam em determinado momento. São cerca de 6 km e 3 horas de caminhada, ida e volta.

No caminho paramos para fotografar a placa na entrada da cidade e o danado do Fitz Roy ainda estava tímido… rs. Em dias sem nuvens, ele aparece bem atrás da mesma.

Cruzamos uma ponte de metal sobre o Rio Fitz Roy e logo chegamos no Centro de Visitantes.

placa entrada da cidade el chalten.jpg
Fitz Roy não quis dar o ar da graça de novo!
rio fitz roy el chalten relatos viagem dicas patagonia argentina.jpg
Rio Fitz Roy e ao fundo, o Cerro Solo.
centro de visitantes el chalten dicas viagem patagonia argentina.jpg
Centro de Visitantes de El Chaltén. Ali você encontra todas as informação sobre as trilhas.

Logo atrás do Centro de Visitantes você já encontra o início da trilha que leva ao Mirador de los Condores e Mirador de las Águilas. A trilha Loma del Pliegue Tumbado também começa aqui, mas segue para o lado oposto.

entrada inicio trilha mirador de los condores mirador de las aguilas el chalten dicas de viagem.jpg
Início da trilha.

O percurso segue pelas montanhas vistas na foto abaixo. Parece uma subidona, mas não é tão íngreme. Durante o percurso há diversas placas com informações sobre os condores. As vistas são lindas…

trilha mirador de los condores mirador de las aguilas trilhas el chalten dicas de viagem.jpg
Caminhada pelas montanhas.
trilha mirador de los condores mirador de las aguilas trilhas el chalten dicas de viagem patagonia argentina
Começando a subida.

trilha mirador de los condores e mirador de las aguilas el chalten.JPG

trilha mirador de los condores mirador de las aguilas vista cidade trilhas el chalten dicas de viagem.jpg
A pequenina El Chaltén ao fundo.
el chalten vista trilha mirador de los condores.jpg
Uma das placas presente na trilha com informações sobre os condores.

Após a subida, encontra-se a bifurcação que direciona cada trilha. Nós fomos primeiro no Mirador de las Águilas, seguindo à direita. A subidinha continua, mas depois começa um trecho plano.

bifurcacao mirador de los condores mirador de las aguilas trilhas el chalten

trilha mirador de los condores mirador de las aguilas trilhas el chalten dicas de viagem 2.jpg

trilha mirador de las aguilas el chalten.JPG

trilha mirador de los condores mirador de las aguilas vista cidade trilhas el chalten dicas de viagem 3.jpg

trilha mirador de los condores mirador de las aguilas vista cidade trilhas el chalten dicas de viagem 4.jpg

trilha mirador de las aguilas el chalten 2.JPG

Durante a caminhada, eis que surge uma das pérolas da viagem. Em minhas pesquisas para fazer o roteiro tinha lido sobre a possibilidade, embora remota, de avistar um huemul durante as trilhas, uma espécie de cervo ameaçada de extinção, encontrada no sul dos Andes. Então, sempre andávamos com os olhos e ouvidos atentos. Do lado direito da trilha, um pouco distante, havia um bonito vale cheio de árvores. De repente, vejo um pontinho marrom entre a vegetação.

– Mor, vem logo aqui, acho que vi um huemul! Eu sabia, eu sabia que íamos encontrar um!!!, disse eu, baixinho, mas empolgadíssima.

Ele estava bem longe. Apertei os olhos para tentar enxergar melhor e notei que “algo de errado não parecia estar certo”… rs. Marido chegou perto de mim.

– Hum… esse huemul tá um pouco estranho, não tá? A cor, sei lá!, falei. Aí marido começou a tirar fotos.

Quando fomos passar as imagens no visor da câmera, caímos na gargalhada. Nosso huemul, na verdade, se tratava de uma… VACA! ¬¬

E o pior de tudo é que durante a trilha tínhamos visto umas pegadas que jurávamos ser de huemul, tiramos fotos e tudo. Mas é claro, eram de vaca… rsrs. A gente nem imaginava que elas andavam por lá. Depois dessa nos apelidamos de “huemulas”.

vaca trilha el chalten mirador de las aguilas
O suposto huemul…
vaca trilha el chalten mirador de las aguilas 2
Que na verdade era uma vaca!!! kkk. Pegadinha do Mallandro.
huemul cervo.jpg
E aqui, o verdadeiro huemul. Lindo! Imagem de Vera & Jean-Christophe  | CC BY-SA 2.0

Após a fatídica constatação, chegamos no Mirador de las Águilas, com uma linda vista panorâmica do vale do río De las Vueltas. À direita é possível avistar o lago Viedma.

mirador de las aguilas trilhas el chalten dicas de viagem.jpg

mirador de las aguilas vista mirante el chalten relatos viagem dicas patagonia argentina.jpg
Estepe patagônica a perder de vista.

mirador de las aguilas trilhas el chalten dicas relatos viagem .JPG

Ficamos ali um tempo para ver se aparecia alguma águia ou condor, mas nada. Resolvemos, então, subir um morro que havia mais atrás, de onde era possível ter uma noção melhor da imensidão do Lago Viedma.

vista lago viedma mirador de las aguilas trilhas el chalten.jpg
Lago Viedma ao fundo.
vista rio de las vueltas mirador de las aguilas dicas trilhas el chalten.jpg
Río de las Vueltas serpenteando pelo vale.

trilha mirador de las aguilas el chalten.jpg

Fomos voltando em direção ao Mirador de los Condores. Achávamos que seria possível continuar pelo morro, mas tivemos que descer em um trecho do percurso.

trilha mirador de las aguilas el chalten relatos de viagem.jpg

trilha mirador de las aguilas el chalten dicas patagonia argentina.jpg
Enorme paredão pelo caminho.

Rapidamente chegamos no mirante, que oferece uma ótima vista para a cidade. Em dias de céu aberto é possível avistar o Fitz Roy e o Cerro Torre.

El Chaltén, encravada entre as montanhas. Olha a avenida principal lá no fundo, indo em direção à montanha.

As trilhas aos Miradores de los Condores e Águilas, juntamente a que leva ao Chorrillo del Salto, são as mais curtas de El Chaltén, por isso são as mais percorridas por quem vai para a cidade em passeios bate e volta a partir de El Calafate, por exemplo.

Como começamos cedo a caminhada, tínhamos a tarde livre, então aproveitamos para passear pelas lojinhas da cidade e comprar algumas lembranças.

centro metereologico el chalten previsao do tempo.jpg
Quer saber sobre a previsão meteorológica de El Chaltén? Observe a pedra e consulte a tabela… rs.

el chalten relatos de viagem dicas patagonia argentina.jpg

el chalten relatos de viagem dicas patagonia argentina 2.jpg
Flores enfeitam as calçadas e jardins de lojas e restaurantes.
igreja nuestra senora de la patagonia el chalten.jpg
Igreja Nuestra Señora de la Patagonia e o Monte Fitz Roy ao fundo. O céu abriu e pudemos vê-lo! 🙂

O dia seguinte estava reservado para descanso. Tinha programado essa pausa no roteiro, pois sabia que teríamos que reunir forças para as próximas trilhas. Após três dias seguidos de andança, nosso corpo estava pedindo por isso.

Então, tudo o que fizemos nesse day off foi: acordar e tomar café tarde, dormir mais um pouquinho, sair para almoçar e fazer la siesta, tomar um sorvetinho e depois sair para jantar. Eita vida boa, dormir e comer! Repomos as energias e já estávamos prontos para novas caminhadas!

Veja as próximas trilhas que fizemos nos próximos posts!