Uruguai: nosso roteiro e algumas informações

Viagem realizada em julho de 2018.

No início do mês de julho decidimos visitar o Uruguai, um país que reúne atividades para todos os gostos, com lindas praias e campos, vinícolas e cidadezinhas charmosas, ótima gastronomia e claro, a capital Montevidéu com seus museus, belíssima arquitetura e monumentos que nos contam mais sobre seu passado.

Ao contrário de todas as outras viagens que fizemos, planejadas com meses de antecedência, essa foi decidida apenas três dias antes de embarcarmos! Surgiu a oportunidade e logo pensamos, “bora”! Enquanto marido ia pesquisando as passagens e aluguel de carro, fui montando o roteiro e escolhendo os hotéis.

Eu já tinha lido algumas coisas sobre esse destino, então, apesar da correria, não foi tão complicado programar nossos dias pelo país. Só estava um pouco receosa com a possibilidade de chuva. Me deparei com alguns relatos de chuvarada intensa no inverno e ventos fortes, o que inviabilizava passeios ao ar livre.

Dessa forma, montei nosso roteiro me baseando em sites de meteorologia (mesmo não confiando taaanto assim) e que no final deu super certo! Se choveu? Sim, em um dos dias a chuva deu as caras, mas como o pé d’água já estava previsto, não fomos pegos desprevenidos, ufa! 😉

NOSSO ROTEIRO – resumido – DE 6 DIAS INTEIROS PELO URUGUAI


TERÇA-FEIRA: Chegamos no Aeroporto Internacional de Carrasco por volta das 4h15 da madrugada e já seguimos para a bela Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do Uruguai, fundada por portugueses. Passamos a noite por lá e achamos que valeu a pena, mas muita gente faz passeio bate e volta.

Colonia del Sacramento, uma cidadezinha que é puro charme!

QUARTA-FEIRA: Pela manhã passeamos um pouco mais pelo centro histórico de Colonia del Sacramento e pegamos o ônibus das 11h da manhã para Montevidéu. Do terminal rodoviário pegamos um Uber até o hotel. Já eram quase 15h, então fomos conhecer o Parque del Prado, que abriga o Jardim Botânico, passando antes pela belíssima Iglesia de los Carmelitas. Depois ainda tivemos tempo de conhecer o Museo de Bellas Artes Juan Manuel Blanes e o Jardim Japonês localizado logo atrás do museu.

Iglesia de los Carmelitas e sua bela arquitetura gótica.

QUINTA-FEIRA: Dia de passear pela Ciudad Vieja  o centro antigo de Montevidéu – e arredores. Caminhamos o dia inteiro por lá, visitamos o Mirador de la Intendencia, localizado na prefeitura de Montevideo com uma ótima vista para a cidade, passamos por praças e monumentos e conhecemos vários museus (a maioria tem entrada gratuita!).

Plaza Independencia, um dos cartões postais de Montevidéu.

SEXTA-FEIRA: Vamos a la playaoh oh oh oh. Fomos ao Uruguai no inverno, mas queríamos conhecer a famosa e badalada Punta del Este, que nesta época fica beeeem tranquila, do jeito que adoramos! rs. Então pegamos o carro que alugamos na Europcar e pé na estrada. No caminho paramos em Punta Ballena para conhecer a icônica Casapueblo. Em Punta del Este fomos fazendo algumas paradas nas praias, vimos a famosa escultura La Mano, passamos pela divertida Puente de la Barra, uma ponte ondulada, e seguimos em direção ao farol de José Ignacio. Na volta para Montevideo, paramos no Casino Conrad para conhecer.

Casapueblo, uma obra de arte a céu aberto.

SÁBADO: Com previsão de chuva o dia todo, que de fato aconteceu, reservei o sabadão para conhecer a Bodega Bouza. Foi um passeio muito bacana, a degustação foi ótima, com quatro tipos de vinhos e harmonização com petiscos deliciosos. À tarde fomos dar uma volta no Punta Carretas Shopping e depois aproveitamos para fazer mais algumas compras de vinhos e alfajores no Disco Fresh Market.

Um dia de chuva e vinho na Bodega Bouza.

DOMINGO: Como esse dia também indicava chuva, planejei fazer uma visita guiada no Teatro Solís pela manhã e depois ir almoçar no Mercado del Puerto. Aproveitamos também para comprar mais algumas lembrancinhas no Mercado de los Artesanos, localizado em frente. Tivemos sorte e não choveu, então decidimos ir passear no Parque Rodó. E quem diria, ainda conseguimos assistir ao pôr do sol no topo de um farol! Essa foi para fechar a viagem com chave de ouro mesmo! 🙂

SEGUNDA: Volta para casa.

Não deixe de conferir os posts detalhados sobre nossos dias no Uruguai!


ONDE NOS HOSPEDAMOS EM COLONIA DEL SACRAMENTO

Escolhi a Posada del Angel, localizada a cerca de 8 minutos a pé do terminal rodoviário e próximo do circuito histórico de Colonia e da avenida principal, General Flores, que concentra restaurantes, lojas e algumas casas de câmbio.

Nós chegamos na cidade cerca de 4 horas antes do check-in, mas como li que havia possibilidade de deixar as malas na recepção da pousada, nos encaminhamos para lá. Fomos recebidos por uma moça muito simpática, que acredito ser dona da hospedagem. Ela gentilmente disse que já poderíamos utilizar o quarto, ficamos muito agradecidos.

A pousada é uma graça, pequenina e com um ar acolhedor. O café da manhã era simples, sem diversas opções, mas gostoso, com suco natural. O Wi-Fi funcionou bem e o quarto estava limpo. O ar condicionado poderia ser melhor, pois no dia que estivemos na cidade fez muito frio e parecia que o aparelho não dava conta de esquentar todo o ambiente.

Algo que nos chateou foi o sistema de aquecimento de água. Falei para meu marido tomar banho primeiro (ele costuma ser rápido) e na minha vez a água quente acabou logo no início do banho! Ele foi perguntar para alguma funcionária o que tinha acontecido e ela o informou que só depois de meia hora teríamos água quente novamente. Só me restou continuar o banho frio. Não sei se em todos os quartos há esse tipo de aquecimento, pois não lembro de ter lido algum comentário sobre isso, apesar de que na correria que foi o planejamento dessa viagem, li poucas avaliações e já a escolhi pela ótima localização, nota da hospedagem e preço. Enfim, como seria somente uma noite, não nos estressamos, mantemos o bom humor.


ONDE FICAR EM MONTEVIDÉU

Ao pesquisar hotéis, reparei que são 3 os bairros mais escolhidos para se hospedar: Centro, Punta Carretas e Pocitos. A oferta é grande, há opções para todos os gostos e bolsos.

Centro: a vantagem é estar perto das principais atrações (Ciudad Vieja, museus, Teatro Solís, Mercado del Puerto) e poder fazer tudo a pé pela região. Porém, li que à noite o bairro fica pouco movimentado, inseguro e não há muitas opções de restaurantes.

Pocitos: um bairro bonito, tranquilo para curtir a noite caminhando e com a orla sempre movimentada, rendendo agradáveis passeios pela rambla (avenida que rodeia a costa do Rio de la Plata). No verão é possível curtir sua praia. Fica um pouco afastado da Ciudad Vieja.

Punta Carretas: bairro bonito e também considerado seguro à noite, próximo do Punta Carretas Shopping, Parque Rodó e restaurantes. Escolhemos essa região por também estar perto de um supermercado, o Disco Fresh Market e da locadora Europcar, a qual alugamos um carro para ir à Punta del Este. Também há um farol (Faro de Punta Brava), ótimo lugar para curtir o pôr do sol no inverno. Também fica um pouco afastado das principais atrações.

Nós optamos pelo Esplendor Montevideo – A Wyndham Grand Hotel, um hotel novo, a poucos passos da Rambla Gandhi, em Punta Carretas. Em frente há um Bar/Restaurante chamado Bardot que foi uma ótima pedida num dia de chuva e vento intenso.

Nós não costumamos gastar muito com hospedagem, acho que esse foi o hotel mais “chiquetoso” que já ficamos. O fato é que estava com um super desconto e a localização era ótima para nós.

A cama era gigantesca e o chuveiro maravilhoso.

O quarto era espaçoso, bonito e estava limpo. Havia também um frigobar e um guarda-roupa com cabides e cofre. O ar condicionado era central e regulável, funcionou bem. O Wi-Fi “caía” frequentemente, mas voltava no segundo seguinte, não chegou a atrapalhar.

Adoramos o café da manhã, com suco natural e bem variado. Todos os dias tinha alguma coisa diferente e os alimentos eram sempre repostos.

O hotel conta com spa, academia, aluguel de bikes e no verão é possível curtir a piscina na cobertura.


RESTAURANTES

Nós comemos muito bem no Uruguai, foi uma das viagens mais gastronômicas que já fizemos, já que não costumamos gastar muito com restaurantes. Acho que o friozinho contribuiu para isso… rs.

Como cada país tem suas particularidades, resolvi colocar algumas informações sobre os restaurantes de lá:

A maioria dos restaurantes do Uruguai cobra o cubierto, uma taxa referente ao serviço de mesa, mais especificamente, ao uso dos talheres, pratos e copos. Geralmente o valor é informado no cardápio e cobrado por pessoa, podendo variar de um estabelecimento para outro. Acho que só um restaurante que fomos não cobrava cubierto.

A taxa de serviço de 10% dos garçons, chamada propina, não vem na conta, eles costumam perguntar se pode ser inclusa na hora de pagar. A cestinha de pães e petiscos que nos servem antes da refeição já está inclusa, querendo ou não, então coma à vontade… rs.

Para reduzir o alto índice de hipertensos no país, nos restaurantes do Uruguai não se utiliza muito sal na comida e nem se vê saleiros nas mesas, os quais devem ser solicitados aos garçons quando necessário, que logo os levam de volta.

Nos posts detalhados sobre os locais que passamos conto mais sobre onde comemos durante nossa viagem.

Se optar pagar a conta do restaurante com cartão de crédito, saiba que há desconto de 9% (reembolso correspondente ao imposto local – IVA). Veja mais detalhes aqui.


COMO SE LOCOMOVER

Em Montevidéu nós só utilizamos Uber, inclusive para os traslados hotel-aeroporto, e foi tudo ótimo. Nada a reclamar. Não achamos necessário alugar carro. O valor do Uber do hotel em Punta Carretas para o aeroporto ficou em $U510. Para calcular o preço do Táxi Oficial do Aeroporto até seu hotel, clique aqui.

Para os que desejam utilizar ônibus para circular em Montevidéu, há um aplicativo chamado Cómo ir, oferecido pela prefeitura, em que você insere sua localização e seu destino e ele informa qual ônibus pegar e o horário que passará no ponto em que você se encontra. Pelo site também é possível pesquisar as linhas de ônibus.

Nós alugamos carro na Europcar somente para fazer um bate-volta até Punta del Este e foi muito bacana, acho que vale muito a pena pela liberdade, fizemos várias paradas pelo caminho. O preço do combustível no Uruguai é tabelado (e caro!), clique aqui para ver os valores. Gasolina chama-se “Súper” lá.

Ah, quanto à lei seca, vale lembrar que a tolerância é zero no Uruguai!

De Montevidéu para Colonia del Sacramento nós optamos pelo ônibus da empresa COT e gostamos. Colonia é pequenina, dá para conhecer tudo a pé.

Em uma das paradas em Punta del Este.

FERIADOS E FESTAS TRADICIONAIS

É sempre bom consultar o calendário de cada país a visitar, tanto para não ser pego de surpresa como também para participar de alguns eventos tradicionais, geralmente muito interessantes para poder observar e vivenciar um pouco os costumes de cada povo.

Clique aqui para ver o calendário de feriados e festas tradicionais no Uruguai.

Carnaval no Uruguai. Imagem de Jimmy Baikovicius | CC BY-SA 2.0

TOMADAS E VOLTAGEM

A voltagem é 220v, com uma frequência de 50 Hz, e os tipos de tomadas mais comuns são esses:

O plug dos carregadores de celulares encaixa na tomada de três furinhos redondos.


VALE A PENA CONHECER O URUGUAI NO INVERNO?

Em nossa opinião, sim! A não ser que seu principal interesse seja curtir as praias ou se você detestar o frio, pois faz muito frio, principalmente próximo às ramblas, onde o vento é constante.

Na baixa temporada os preços de hotéis costumam estar mais em conta e as cidades mais vazias, bem tranquilas para passear. Nós adoramos uma paisagem verdinha, mas as estações frias também revelam seu charme…

Inverno no Uruguai.

Nós amamos conhecer o Uruguai, um país que tingiu de celeste nosso coração! Se você quiser conhecer um pouquinho mais desse lindo lugar, não perca os próximos posts! 🙂

Deixe um comentário