Conceição do Ibitipoca – MG (Informações Gerais)

Viagem realizada em março/2016

Ibiti o que? O nome é meio esquisito, mas se você curte trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e lindas paisagens, grave bem este nome. O lugar é espetacular!

Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte – MG, localizado na zona da mata mineira. A vila é pequenina, uma graça, com lojinhas de artesanatos, restaurantes e barzinhos. Porém, a estrela principal e o motivo de tantas visitas é o Parque Estadual do Ibitipoca.

O parque foi criado em 1973 e abrange 1488 hectares. É enorme, lindo e bem conservado! Há três trilhas muito legais a percorrer, a mais conhecida é a que leva à surpreendente Janela do Céu.

Uma característica que chama a atenção são suas águas coloridas, que vão do negro, a avermelhado e dourado. Esta coloração é decorrente da decomposição de matéria orgânica.

prainha ibitipoca
Parque Estadual do Ibitipoca

Saímos do ABC-SP e chegamos cerca de 6h depois em Lima Duarte. Abasteça nesta cidade se precisar, pois até Ibitipoca ainda há, aproximadamente, uma hora de viagem e lá não há postos de gasolina.

placa ibitipoca lima duarte
Sinalização para Ibitipoca em Lima Duarte.

A estrada até a vila não é das melhores, alguns trechos são de terra e outros com calçamento, com muitos buracos. Fomos devagar, já que nosso carro é de passeio. A sorte é que não estava chovendo, pois acredito que o trajeto fique mais complicado.

vila conceicao de ibitipoca
Chegando em Ibitipoca.

vila ibitipoca relatos viagem

igrejinha ibitipoca

A vila tem ruas estreitas e calçamento de pedra. É um charme! Há muitas pousadas, chalés e alguns campings, além dos restaurantes e barzinhos.

QUANDO IR

A melhor época para visitar o parque é no verão. Chove mais, mas as altas temperaturas tornam os banhos nas cachoeiras e piscinas naturais mais prazerosos, já que a água é beeem geladinha!

Mas no friozinho, em que a temperatura média é de 12ºC, Ibitipoca também recebe bastante visitantes. Em julho acontece o festival de música Ibitipoca Jazz Festival e em agosto, o Ibitipoca Blues.

ONDE e QUANTOS DIAS FICAR

Há hospedagens para todos os gostos e bolsos. Você pode escolher acomodações no centro ou fora da vila. Neste site há um mapa bem bacana com a localização e contato de cada uma.

Se você curte acampar, vimos boas recomendações do Reserva Canto da Vida, o qual oferece também chalés, além da área de camping.

Nós optamos por um chalé fora da vila, mas bem próximo ao parque. Consideramos um ótimo custo-benefício.

Três dias são suficientes para fazer as trilhas do parque, uma para cada dia. É cansativo, mas possível! rs.

Chalés Ibitiaçu

Os chalés ficam a 600 metros da portaria do Parque Estadual de Ibitipoca e a 2,4 km após a vila. O lugar é muito silencioso, no meio da natureza, ótimo para descansar após as trilhas.

onde ficar ibitipoca relatos roteiro chalé

Há uma pequena cozinha toda equipada (acho que só não vimos assadeiras), mesa para refeições, frigobar, lareira, além de uma churrasqueira na varanda. Nós escolhemos um chalé com cozinha para não precisar sair para jantar. Embora seja muito gostoso passear pela vila, já tínhamos em mente que chegaríamos acabados das trilhas. E foi isso o que aconteceu! rs. Aí era só fazer algo rapidinho pra comer e cair na cama.

O chalé é simples, mas muito aconchegante. Nós adoramos! Os donos são muito atenciosos e simpáticos.

chales ibitiaçu ibitipoca onde ficar

cozinha chale ibitipoca

banheiro chales ibitiacu ibitipoca

quarto chale ibitipoca onde ficar

chales ibitipoca onde ficar dicas

Preço: a diária em março/2016 foi R$ 65,00 (ficamos durante a semana, fora de feriado), sendo metade adiantado (depósito) e metade no último dia (dinheiro).

INFORMAÇÕES SOBRE O PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

• Não abre às segundas-feiras,  exceto quando a segunda-feira coincidir com feriado ou recesso, sendo o fechamento postergado para o primeiro dia útil.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 18h.
  • O parque tem limite de visitantes: 300 em dias de semana e 800 aos sábados e domingos, feriados nacionais e/ou estaduais de Minas Gerais.
  • A entrada no período que visitamos (março/2016) custava R$20 nos fins de semana e feriados e R$ 10 nos dias úteis. Crianças com até 5 anos são isentas. Estudantes e visitantes acima de 60 anos pagam meia. Para preços atuais, clique aqui.
  • Valor do estacionamento/diária: isento para bicicletas, R$20,00 para veículos de até 7 pessoas, R$15,00 para motos, R$50,00 para outros veículos . Em dias com bastante movimento (fins de semana e feriados) é bom chegar cedo, pois há poucas vagas disponíveis (cerca de 30).
  • Há restaurante e camping no local.
  • Não é permitida a entrada de animais de estimação.
  • Não esqueça de levar lanterna para poder percorrer algumas grutas!
  • Não é necessário guia, as trilhas são todas sinalizadas e abertas. Também não é necessário ter experiência, basta ter cuidado e disposição. Um certo preparo físico ajuda, mas se não for o seu caso (como não é o nosso rs), não se preocupe. Vá com calma, no seu ritmo, com paradas para descanso.
  • Leve bastante água e lanche (as trilhas são longas e não há vendas pelo caminho). Não esqueça protetor solar, boné/chapéu e repelente. E claro, saco plástico para guardar o lixo.

AS TRILHAS

Há três circuitos muito legais para fazer no parque com percursos e paisagens diferentes em cada uma.

mapa ibitipoca

Janela do Céu: É a trilha mais punk! São 16km (ida e volta) e durante o caminho você passa por algumas grutas até chegar na famosa Janela do Céu. Também há outra cachoeira muito linda no percurso.

Pico do Pião: São 11km (ida e volta). No topo do pico você encontra as ruínas de uma capela. Nesta trilha há algumas grutas também, uma delas com uma “cachoeira escondida” e um lindo poço e outra gruta bem extensa.

Roteiro das Águas: É o percurso mais curto, 5km (ida e volta). Nele você passa por diversas cachoeiras, piscinas naturais e mirantes.

Nós ficamos três dias inteiros e em cada dia fizemos uma trilha, nesta ordem: Janela do Céu → Roteiro das Águas → Pico do Pião.

Nos próximos posts contarei sobre cada uma! 🙂

2 Replies to “Conceição do Ibitipoca – MG (Informações Gerais)”

1. Amiga, fala sério!!
    Vocês descobrem cada lugarzinho, tão fofo, nesse nosso Brasil!!
    Adorooo.
    Nossa, eu fico daqui só admirando e curtindo.
    Queria eu, que o marido tivesse esse pique, pra ir pra tantos lugares tão lindos!!
    Valeu pelas experiências compartilhadas.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

1. Amiga, Ibitipoca é linda demais!!
      Depois de lá ainda fomos para outros lugares, vou postando por aqui…
      Ahhh mostra as fotos dos lugares, quem sabe ele não se anima? 🙂
      Obrigada pelo carinho, amiga!