Trilha da Pedra Grande – Pq. Estadual da Cantareira

Passeio realizado em setembro de 2017.

Atenção: o parque e o Horto Florestal, localizado ao lado, estiveram fechados por três meses para prevenção à febre amarela, após a morte de um macaco bugio encontrado no Horto, que contraiu o vírus. Ambos foram reabertos no dia 10 de janeiro de 2018, mas é importante salientar que todos os visitantes desses parques deverão estar vacinados contra a febre amarela para que possam frequentá-los.


Inaugurado em 1962, o Parque Estadual da Cantareira é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Abrange os municípios de Mairiporã, Guarulhos, São Paulo e Caieiras e possui uma área verde de 7.900 hectares, formada por remanescentes de Mata Atlântica, que abriga diversas espécies de animais e vegetais em extinção.

É uma ótima opção de passeio para quem gosta de relaxar e curtir a natureza nos fins de semana. O parque tem quatro núcleos abertos a visitação pública: Pedra Grande, Águas Claras, Engordador e o Cabuçu.

Trilhas do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Pedra Grande

Este núcleo oferece as seguintes opções de trilha:

Trilha do Bugio: com apenas 370 m de extensão, é uma trilha agradável que passa por altas árvores e, como o nome indica, com sorte pode-se observar estes macacos entre a vegetação.

Trilha das Figueiras: o percurso tem 920 m com trechos suaves à íngremes, onde é possível observar as imponentes árvores que deram o nome à trilha, além de curiosas rochas de granito e, com sorte, encontrar bugios pelo caminho.

Trilha da Bica: com 1.381 m de percurso, a caminhada é tranquila e circunda uma microbacia hidrográfica em meio a diversos pássaros e um bando de quatis que por ali circula.

Trilha da Pedra Grande: é o maior percurso do núcleo com 9.500 m (ida e volta), cujo atrativo principal é o mirante da Pedra Grande, uma grande rocha que oferece lindas vistas para a cidade de São Paulo. A trilha é bem íngreme e feita por uma antiga estrada asfaltada. Esse percurso também dá acesso ao Lago das Carpas, um local agradável com área para piquenique e playground.

 

Núcleo Águas Claras

Dica! Nós fizemos a Trilha da Pedra Grande, mas como fomos com meus pais e minha tia, fizemos um caminho alternativo, bem mais tranquilo e menos extenso. Para isso, entramos no parque pelo Núcleo Águas Claras, localizado na Av. Senador José Ermírio de Moraes s/n⁰, em Mairiporã.

Assim, ao invés de caminhar pela estrada asfaltada desde o Núcleo Pedra Grande, fizemos a Trilha da Suçuarana, um bonito percurso com estrada de terra e 1.130 m de extensão, cujo mirante fica bem próximo ao final desta trilha. Também aproveitamos para conhecer o Lago das Carpas e fazer a Trilha da Samambaiaçu, com 1.410 m de extensão.

É possível iniciar a Trilha da Pedra Grande pela portaria do Núcleo Pedra Grande ou pela portaria do Núcleo Águas Claras, localizada em Mairiporã. Nós optamos por esta última, pois o percurso é bem mais suave.

Trilha da Pedra Grande a partir do Núcleo Águas Claras

O parque só abre aos finais de semana e feriados, das 8h30 às 17h – para fazer a trilha à Pedra Grande o acesso é permitido somente até às 15h.

Há um pequeno estacionamento gratuito localizado logo em frente. Os ingressos custaram R$ 14,00/pessoa (setembro/2017). Crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada.

Portaria do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Águas Claras.
Horário de abertura do Núcleo Águas Claras – 8h30.

Começamos a caminhada pela Trilha da Suçuarana, a qual nos leva até o mirante da Pedra Grande. O percurso é muito gostoso, com clima fresco e estrada de terra batida com muitas árvores e vegetação ao redor.

É incrível a oportunidade de estar em contato com a Mata Atlântica estando apenas a 10 km de distância da Praça da Sé, o coração de São Paulo.

Olha que delícia de trilha! Um refúgio verde dentro de São Paulo.

Durante o caminho há placas com informações sobre a fauna e vegetação do local.

A Trilha da Suçuarana é bem gostosa de percorrer. Após o término dessa trilha temos uma curta caminhada até o mirante da Pedra Grande.

E então chegamos no local que oferece a famosa vista para a cidade de São Paulo! O céu não estava muito aberto, mas deu para curtir o visual. Sentamos e aproveitamos para comer um lanche.

Mirante Pedra Grande
Mirante Pedra Grande

Depois seguimos adiante por uma trilha que nos levou até o Lago das Carpas. O caminho também foi tranquilo e cheio de verde ao redor. Aproveitamos para ir ao sanitário, que estava limpo.

Lindas araucárias!
Delicada bromélia no galho de uma árvore.
Lago das Carpas.
Diversão para crianças.

Como ainda ninguém estava cansado, decidimos fazer a Trilha da Samambaiaçu, que vimos logo no início da Trilha da Suçuarana. O caminho é lindo, adoramos!

Como o próprio nome indica, podemos ver lindas e enormes samambaiaçus durante o trajeto. Estas são espécies típicas da Mata Atlântica, infelizmente quase extintas, que podem chegar a 10 metros de altura!

Linda semente do cipó pente-de-macaco (Pithecoctenium crucigerum). Bem delicada, dourada no centro e transparente ao redor, utiliza o vento para sua dispersão.
Não conheço essa espécie!

No meio do percurso encontramos a Trilha das Águas, mas como não sabíamos sua extensão e o pessoal já estava meio cansado, resolvemos deixar para conhecer numa próxima visita ao parque. Depois li que ela é bem curtinha.

Trilha das Águas.
No final do percurso passamos por um bosque de pinheiros.
Encontramos muitas pinhas pelo chão.

O final da Trilha da Samambaiaçu fica bem ao lado de sua entrada.

Todos adoraram o passeio, o Parque Estadual da Cantareira é um local delicioso para caminhadas na natureza, vale a pena conhecer! Se for passar um bom tempo por lá, não esqueça do lanche, pois não há lanchonete ou restaurante no local.

Agora queremos conferir os outros atrativos do parque! Além das trilhas dos Núcleos Pedra Grande e Águas Claras, há os percursos do Núcleo do Engordador e Núcleo Cabuçu com muito verde e cachoeiras pelo caminho.

 

Deixe um comentário